Projeto Bora Circular vai promover formação em upcycling em 50 cidades

Programa propõe a formação de pessoas na técnica de upcycling, processo que transforma materiais descartados em novos produtos com maior valor agregado, promovendo, simultaneamente, a redução de volume de resíduos destinados a aterros sanitários e o estímulo ao empreendedorismo, por meio de geração de renda e da inclusão social. 
Publicação
01/09/2025 - 16:20

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, através das secretarias do Trabalho, Qualificação e Renda e da Fazenda (Sefa), assinou nesta segunda-feira (1.º) o Termo de Reinvestimento do Projeto Bora Circular 2025. O projeto propõe a formação de pessoas na técnica de upcycling, processo que transforma materiais descartados em novos produtos com maior valor agregado, promovendo, simultaneamente, a redução de volume de resíduos destinados a aterros sanitários e o estímulo ao empreendedorismo, por meio de geração de renda e da inclusão social.   

O programa é resultado de uma parceria do Governo do Estado com a fabricante de bebidas Ambev, que por meio de recursos do Paraná Competitivo contratou o Instituto Liga Badu Design para promover as qualificações. A iniciativa prevê investimentos de R$ 5,1 milhões, destinados à execução de ações voltadas ao desenvolvimento social e à qualificação profissional em 50 municípios do Paraná, distribuídos nas dez mesorregiões do Estado.

De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, o Bora Circular 2025 representa um avanço na política de inclusão produtiva do Estado. “Estamos investindo em capacitação e sustentabilidade, criando oportunidades de geração de renda e fortalecendo o empreendedorismo local. Esse projeto alia inovação, responsabilidade ambiental e inclusão social, trazendo benefícios diretos para milhares de paranaenses”, disse. 

A presidente do Instituto Liga Badu, Ariane Santos, afirmou que é uma honra levar uma metodologia transformadora em parceria com a Secretaria do Trabalho. “Nosso objetivo é promover inclusão produtiva com impacto social, educacional e ambiental. Agradeço a todos que caminharam conosco para tornar o Bora Circular 2025 uma realidade”, disse.  

O principal objetivo do Paraná Competitivo é tornar o Estado mais atrativo para novos empreendimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Nesse projeto, a Ambev se comprometeu com a contrapartida a reinvestir parte dos incentivos concedidos pelo Estado. O projeto contará também com a parceria de prefeituras, organizações da sociedade civil (OSCs) e ONGs, fortalecendo a rede de apoio e ampliando o impacto positivo da ação. 

“O Paraná Competitivo é hoje um dos maiores programas de atração de investimentos do Brasil, com mais de 500 empresas. O reinvestimento nasceu para transformar incentivos fiscais em ações que geram emprego, renda e desenvolvimento. Ver o Bora Circular 2025 se tornar realidade é emocionante, pois era exatamente esse o nosso objetivo desde o início”, disse Francisco Inocêncio, diretor de Assuntos Econômicos, Tributários da Sefa.

BORA CIRCULAR 2025 – Com previsão de início em outubro, o Bora Circular 2025 irá contemplar 50 cidades, começando por Curitiba e Região Metropolitana, e vai ofertar 6.990 vagas distribuídas em 233 turmas, com carga horária de 94h.

A metodologia busca promover, ao mesmo tempo, a redução do volume de resíduos destinados a aterros sanitários e o estímulo à geração de novos negócios, incentivando práticas empreendedoras e sustentáveis em diversas comunidades. 

Além da qualificação, o projeto prevê a entrega de 820 prêmios de R$ 1.000,00 cada, incentivando a participação e reconhecendo o desempenho dos participantes. Essa ação contribui para o fortalecimento do engajamento e amplia as chances de sucesso dos empreendedores. 

A assinatura do Termo de Reinvestimento é um marco importante para a agenda de desenvolvimento social e sustentável do Paraná, reforçando o compromisso do Estado em promover oportunidades, inclusão e inovação em todo o território paranaense.

GALERIA DE IMAGENS