O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (14), em Quarto Centenário, na região Centro-Oeste do Paraná, a nova pavimentação em concreto da rodovia PR-180, no trecho entre o município e Goioerê. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 67,9 milhões na restauração dos 11,13 quilômetros de pista.
Durante a entrega, o governador também assinou a autorização para a licitação do recape asfáltico da Avenida Paraná, em Quarto Centenário. O investimento na obra será de R$ 1,2 milhão.
A obra de pavimentação da PR-180 foi feita com a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é usado como base para aplicação do concreto, o que garante uma maior vida útil à pista, com menores custos de manutenção.
“Este tipo de rodovia tem o dobro da durabilidade das rodovias de asfalto. Além disso, uma obra deste porte, em que a estrada ganha capacidade, leva muito mais segurança à população, diminuindo acidentes e salvando vidas”, afirmou o governador Ratinho Junior.
A PR-180 funciona como uma conexão estratégica para o escoamento da produção agrícola da região e na integração do setor produtivo local. Além de conectar diretamente Goioerê e Quarto Centenário, onde muitos agricultores plantam soja e milho, a estrada também é um corredor usado para conectar os municípios de Campo Mourão, Umuarama e Cascavel.
“Esta rodovia passa a ser o entroncamento da ligação da região Noroeste com o Oeste do Paraná. É uma região de muita produção agrícola, com muitas indústrias, e um investimento como este ajuda a induzir o desenvolvimento para estas regiões”, disse o governador.
Com a aplicação do concreto, a pista ganha mais capacidade para suportar o fluxo intenso de caminhões graneleiros que passam diariamente pelo local, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico local.
“Este é um trecho por onde passam muitos caminhões. O pavimento antigo foi feito em uma época em que os caminhões eram menores. Com o tempo, ela foi ficando muito deteriorada. Nós prometemos reconstruí-la e hoje nós estamos fazendo isso. Rodovias em concreto como esta dão mais mobilidade e melhoram a logística regional”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
SEGURANÇA NA ESTRADA – Antes da reforma, o trecho entre o km 217 e o km 228 da rodovia era de pista simples, sem acostamentos ou faixas adicionais, carecendo de dispositivos de segurança. Com isso, acidentes graves eram registrados anualmente na região.
A nova configuração da rodovia contemplou amplas melhorias em segurança e capacidade de tráfego. As faixas de rolamento foram alargadas para 3,60 metros, incluindo a implantação de terceiras faixas em pontos estratégicos, enquanto os acostamentos foram construídos com 2,50 metros em ambos os lados.
“Esta já foi uma das piores rodovias do Estado, com muitos acidentes e muitos problemas. Hoje nós estamos não apenas com um pavimento reconstruído, com uma das melhores técnicas disponíveis em todo o mundo, mas com ampliação de capacidade, resolvendo a questão logística de toda a região”, disse o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti.
As pistas principais, terceiras faixas e vias marginais receberam placas de concreto de 21 centímetros de espessura, garantindo resistência adequada para o crescente fluxo de veículos pesados.
Para ampliar a segurança viária e ordenar o tráfego, o projeto incluiu a implantação de três interseções estratégicas ao longo do trecho. A primeira, localizada no acesso ao município de Goioerê, é uma rótula alongada no entroncamento da PR-180 com a Avenida Vicente Carlos.
A segunda interseção é um retorno operacional com via marginal no acesso ao aeroporto de Goioerê, enquanto a terceira contempla os acessos ao perímetro urbano de Quarto Centenário, com refúgio central.
“Quando se falou deste projeto, nós não acreditamos que fosse possível. Mas um ano e meio depois estamos inaugurando esta obra. A malha viária se afunila aqui, fazendo desta estrada um corredor de tráfego intenso. Esta intervenção vai ajudar muito os municípios da região”, disse o prefeito de Quarto Centenário, Akio Abe.
A obra também melhorou os acessos a propriedades às margens da pista, beneficiando cooperativas, indústrias e áreas públicas da região. Foram implantadas faixas de aceleração e desaceleração, alargamentos e dispositivos de segurança em locais críticos.
“Com o ganho de capacidade, esta estrada vai funcionar como uma alternativa para desafogar a BR-369, destravando o gargalo rodoviário para quem sai do Oeste em direção ao Porto de Paranaguá. É um investimento que vai ajudar muito, não apenas a nossa cidade, mas todo o setor produtivo do Paraná”, disse o prefeito de Goioerê, Pedro Coelho.
Também foi instalada iluminação em LED ao longo de todo o trecho, com 102 postes metálicos de 12 metros de altura e rede elétrica de distribuição trifásica em média tensão.
RODOVIAS EM CONCRETO – O Governo do Estado tem investido na pavimentação em concreto em uma série de rodovias que recebem fluxo intenso de caminhões pesados. O material tem um melhor custo-benefício, já que tem o dobro da durabilidade das estradas em asfalto. O método é amplamente utilizado em países como Estados Unidos e Alemanha, onde a infraestrutura é referência para o restante do mundo.
Ao todo, 18 trechos de rodovias em concreto estão em diferentes fases de execução no Paraná, desde o planejamento até concluídas, passando de 500 quilômetros. Este volume de obras faz do Paraná o estado com maior programa de estradas em concreto no Brasil.
As obras estão distribuídas em várias regiões do Estado. No Sudoeste, são 140 quilômetros de concreto na PRC-280; na região Central, a PRC-466 está sendo duplicada de Guarapuava a Pitanga; no Litoral, a novidade é a duplicação em concreto da ligação entre Matinhos e Praia de Leste; e na Grande Curitiba, a duplicação da Rodovia dos Minérios e a pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais.
RECAPE URBANO – Nesta quinta-feira, também foi autorizada a licitação para o recape em asfalto da Avenida Paraná, no Centro de Quarto Centenário. A via é uma das mais importantes, cortando o município de norte a sul. A obra será fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e a Prefeitura de Quarto Centenário. O Estado vai investir cerca de R$ 1,1 milhão na obra, com uma contrapartida municipal adicional de R$ 121 mil.
MAIS MELHORIAS – Além da pavimentação em concreto da PR-180, entre Quarto Centenário e Goioerê, Ratinho Junior também inaugurou nesta quinta-feira (14) na região Noroeste as obras de pavimentação da Estrada Municipal Adelino Christofolli, que liga o Distrito de Jardim do Ivaí, em Douradina, à sede do município, com investimento de R$ 8 milhões; as obras de pavimentação da Estrada Comissão, entre Cianorte e Jussara, com investimento de R$ 8,6 milhões; e outra estrada rural, em Alto Piquiri, com aporte de R$ 5,9 milhões.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na inauguração da estrada os secretários estaduais Guto Silva (Cidades), Beto Preto (Saúde), Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento), Do Carmo (Trabalho, Qualificação e Renda); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Mauro Tasso; e demais autoridades da região.