O Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), está promovendo um salto de qualidade nas cozinhas das escolas estaduais. Com investimento de R$ 30 milhões, a iniciativa garantiu a aquisição de equipamentos modernos como lava-louças, multiprocessadores, batedeiras planetárias, fogões industriais, liquidificadores e buffets. Eles reforçam a eficiência, a segurança e a padronização na produção das refeições oferecidas diariamente a mais de um milhão de estudantes.
“Estamos investindo R$ 30 milhões em equipamento para as escolas estaduais do Paraná. E só na cozinha. É fogão, é liquidificador, é batedeira, máquina de lavar louça, forno. Tudo isso para dar condição de trabalho para as nossas merendeiras, para a equipe da cozinha, para a escola, e o estudante ter acesso à melhor merenda do Brasil. É um alimento com qualidade e saudável”, afirmou o secretário de Educação, Roni Miranda.
As batedeiras de grande capacidade, os multiprocessadores de alta produtividade e as lava-louças em aço inox trazem mais agilidade e higiene ao preparo das refeições. Os fogões industriais, com múltiplos fornos e queimadores, aumentam a capacidade de cocção e a versatilidade dos cardápios, enquanto os liquidificadores industriais contribuem para a padronização e qualidade no preparo de cremes, molhos e sopas em grande escala.
“A máquina de lavar louças é o equipamento mais esperado pelas nossas merendeiras e os nossos funcionários. Vai facilitar a vida deles, vão poder deixar a louça lavando e cuidar de outros afazeres dentro das nossas cozinhas. Vão poder se dedicar mais ao preparo dos alimentos, a uma comida de qualidade, e a louça já ficando limpa”, destacou a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.
As primeiras entregas já estão em andamento e contemplam escolas em diferentes regiões do Estado. A escolha das unidades beneficiadas considerou critérios como porte, atendimento em tempo integral e solicitações registradas no Sistema de Gestão de Materiais e Suprimentos Escolares.
A diretora administrativo-financeira do Fundepar, Noemi Beatriz Grünhagen, ressaltou a importância da gestão responsável dos recursos públicos. “Esse investimento expressivo em equipamentos modernos demonstra a seriedade com que o Governo do Estado e o Fundepar tratam a alimentação escolar. Estamos falando de recursos aplicados de forma planejada e transparente, que se traduzem em melhores condições de trabalho para as equipes das cozinhas e em refeições preparadas com mais qualidade e segurança para os estudantes”, afirmou.
O diretor do Colégio Estadual Augusto Vanin, em Campo Largo, Norton Pooter, conta que, assim que recebeu a lava-louças, se apressou para providenciar as adequações necessárias para a instalação.
“A escola integral oferta cinco refeições. E as nossas quatro merendeiras ficam muito tempo lavando os utensílios. Nós recebemos a máquina de lavar louça e isso mudou completamente a rotina delas” explicou o diretor, reforçado pela merendeira Joelma Carlesso.
“Está bem mais tranquilo agora, menos trabalho repetitivo. É uma mão na roda porque deixando de lavar louça, já está fazendo outra coisa, preparando outra comida?, contou a funcionária.