O Paraná conquistou destaque nacional ao alcançar o 3º lugar em eficiência da máquina pública no Ranking de Competitividade dos Estados. Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o levantamento avalia como os 27 governos estaduais administram seus recursos e servidores, e o resultado confirma o bom momento da gestão pública paranaense.
Um dos principais avanços foi na área salarial: o Estado subiu quatro posições no indicador prêmio salarial público-privado, que mede o equilíbrio entre os salários pagos no setor público e os praticados na iniciativa privada. Isso mostra que o Paraná tem conseguido manter salários mais justos e compatíveis com a realidade do mercado, garantindo uma administração mais responsável e eficiente.
“Esse equilíbrio é essencial para evitar excessos, deixar as contas públicas organizadas e investir melhor os recursos arrecadados da população, além de manter um quadro técnico qualificado. Esse é o compromisso do Paraná: entregar serviços de qualidade, valorizar quem trabalha e respeitar quem paga imposto”, afirma o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
Com esse desempenho, o Paraná reforça seu compromisso com uma gestão moderna, eficiente e alinhada aos interesses da população.
O Paraná também subiu de posição no índice de qualidade da informação contábil e fiscal, reforçando o compromisso do Estado com uma gestão responsável, transparente e alinhada às boas práticas de governança.
“O Paraná já havia sido reconhecido nacionalmente pela qualidade da sua gestão fiscal e contábil quando recebeu a Capag A+, a mais alta classificação dada pelo Tesouro Nacional tanto pela boa administração dos recursos como pela sua transparência. E agora temos mais um órgão importante chancelando essa conquista que tanto nos enche de orgulho", celebra o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara. "Quando o Estado cuida bem das suas contas, toda a população ganha. A transparência fiscal é a base de uma gestão eficiente e comprometida com o interesse público”.
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, também destacou a importância da conquista. “Essa conquista do Paraná no Ranking de Competitividade reflete um planejamento estratégico e contínuo, que nos permite tomar decisões assertivas, garantindo que os recursos sejam aplicados com eficiência e inteligência. Uma máquina pública eficiente e transparente é o nosso compromisso, resultando em serviços de qualidade e bem-estar para toda a população”, afirma.
REFERÊNCIA EM GESTÃO – Outros destaques do Estado relacionados à gestão pública incluem o 4º lugar em capital humano, métrica que envolve mercado de trabalho, o crescimento em qualidade da informação contábil e fiscal, e o equilíbrio de gênero no emprego público estadual.
O Paraná também cresceu uma posição no tópico inserção econômica dos jovens, para 3º, e mantém a 4º posição em formalidade do mercado de trabalho, que envolve a evolução dos dados do Caged – o Estado tem mais de 6 milhões de pessoas ocupadas. O Estado também saltou posições em produtividade do trabalho (de 9º para 7º) e qualificação dos trabalhadores (de 9º para 6º).
O presidente do CLP, Tadeu Barros, destacou o Paraná como exemplo de competitividade entre os estados. “O Paraná está consolidado na terceira posição com indicadores cada vez mais consistentes de um estado competitivo. E o que é um estado competitivo? É aquele que entrega bem-estar social e qualidade de vida”, afirmou. “O Paraná é uma importante liderança na agenda de desenvolvimento ambiental e continua à frente dessa agenda, mostrando um trabalho que tem um olhar para o desenvolvimento, mas que também olha para sustentabilidade e o cidadão.”
RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS ESTADOS – O ranking leva em consideração 100 indicadores em eixos estratégicos nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, inovação, capital humano, além da segurança pública, educação, e a eficiência da máquina pública. É realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma das principais instituições do país voltadas à análise de políticas públicas e gestão eficiente, em parceria com a consultoria Tendências, a Gove e a Seall, e foi divulgado no XIV Congresso Consad 2025, em Brasília.
O Paraná é o terceiro estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27), com nota 71,6. Esse é o quarto ano consecutivo dessa marca, alcançada em 2022, o que mostra consistência das políticas públicas implementadas nos últimos anos. São Paulo é o primeiro (81) e Santa Catarina o segundo (79,6).