Restauração de rodovia em concreto entre Lidianópolis e Manoel Ribas tem resultado final

Obra, no valor de R$ 558,5 milhões, vai restaurar 51,86 km da PRC-466, e inclui 15,9 km de duplicação, 17,18 km de terceiras faixas, alargamento de ponte sobre o Rio Ivaí e seis novos viadutos.
Publicação
18/11/2025 - 10:30

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o resultado final da licitação para restaurar e ampliar em concreto a PRC-466 entre Lidianópolis, no Vale do Ivaí, e Manoel Ribas, na região Central, em uma extensão de 51,86 quilômetros.

Foi confirmado como vencedor o Consórcio Construtor PR-466 - Porto Ubá, formado pelas empresas Construtora Tripoloni Ltda. e Consol – Engenheiros Consultores Ltda., com a proposta negociada no valor de R$ 558.590.000,00. As demais participantes da licitação não entraram com recurso quanto ao resultado anterior.

O próximo passo é a homologação deste resultado, também publicada em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, seguido por trâmites internos para a formalização do contrato.

A obra começa em Porto Ubá, localidade de Lidianópolis, incluindo a ponte sobre o Rio Ivaí, passa por Jardim Alegre e Ivaiporã, também no Vale do Ivaí, e termina no acesso a uma subestação de Furnas, no território de Manoel Ribas.

Está prevista a restauração em concreto de todo o trecho utilizando a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento de asfalto existente como base para o novo pavimento rígido de concreto, além de um trecho de duplicação de 15,9 quilômetros, 17,18 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos, e ainda acostamentos, vias marginais e a construção de seis novos viadutos.

Um dos viadutos será implantado em Lidianópolis, substituindo a rotatória com a Rua Mato Grosso; outro no entroncamento com a PR-082, acesso para Lunardelli; dois viadutos em Jardim Alegre, ambos nos entroncamentos com a Avenida Mattos Leão; e dois também em Ivaiporã, um no entroncamento com a PR-846, e outro no entroncamento com a Avenida Ladislao Gil Fernandes.

O trecho de duplicação contempla principalmente os municípios de Jardim Alegre e Ivaiporã, começando um pouco antes do entroncamento com a PR-082 e terminando próximo ao Centro de Distribuição da Comercial Ivaiporã, passando pelo perímetro urbano de ambos municípios.

O edital prevê também o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí em Porto Ubá para implantar acostamentos e passeios para pedestres, separados por novas barreiras de concreto. A estrutura em 289,6 metros de extensão. Ainda estão previstas novas rotatórias, retornos em nível, iluminação rodoviária, novo sistema de drenagem de águas, sinalização vertical e horizontal, e demais melhorias.

A licitação utiliza o regime de Contratação Integrada, com um prazo total de 1.020 dias. 300 dias serão dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, com 720 dias para execução da obra em si. O DER-Paraná é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Confira o vídeo:

GALERIA DE IMAGENS