Resultado do Aprova Paraná Universidades realiza sonho de estudantes paranaenses

Alunos como Maria Eduarda Bueno, de Sarandi, e Lucas Gabriel Koehler, de Curitiba, comemoram o acesso a cursos superiores ofertados pelas sete universidades estaduais do Paraná. Programa do Governo do Estado garante a reserva de até 20% das vagas para estudantes da rede estadual nestas instituições.
Publicação
06/02/2026 - 18:13
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Maria Eduarda Bueno, de 18 anos, vai realizar o sonho de entrar na universidade. A estudante está entre as classificadas para o curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do programa Aprova Paraná Universidades. O resultado provisório da seleção foi publicado nesta sexta-feira (6), no site do programa.

“Foi uma maravilha. Fiquei muito feliz por ter sido pelo Aprova Paraná Universidades, que me deu essa chance maravilhosa de começar minha vida e minha carreira com o pé direito”, celebra. A trajetória escolar da jovem foi toda trilhada na rede pública. Do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, Maria estudou no Colégio Estadual Cívico-Militar (CCM) Cora Coralina, em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá.

Foi por meio da direção do colégio que ela conheceu o Aprova Paraná Universidades, programa do Governo do Estado que garante a reserva de até 20% das vagas nas universidades estaduais para estudantes de escolas públicas. Conforme a jovem, o fato de ter estudado em um colégio cívico-militar também contribuiu diretamente para o resultado.

“Fiquei sabendo sobre o Aprova Paraná Universidades por conta da direção do Cora, que me informou sobre o programa. É um colégio cívico-militar que foi muito bom para mim, porque me ensinou muito sobre disciplina, pontualidade e oratória”, relata.

A partir do dia 20 de fevereiro, a estudante poderá efetuar a matrícula na UEM. O início das aulas na universidade está previsto para 9 de março, quando a jovem, enfim, realizará o sonho de estudar na universidade. “A UEM é maravilhosa, uma universidade muito boa. Sempre vejo vídeos sobre a UEM e pesquiso sobre ela. Meu maior sonho era entrar lá”, afirma.

SUCESSO - Assim como Maria Eduarda, milhares de jovens paranaenses e seus familiares celebram, nesta sexta-feira, a conquista de uma vaga na faculdade por meio do Aprova Paraná Universidades. O principal objetivo do programa é, justamente, aproximar os alunos de escolas públicas do ingresso no Ensino Superior, garantindo a igualdade de oportunidades entre os estudantes do Paraná.

“Os resultados mostram que a segunda edição do Aprova Paraná Universidades se consolidou como um sucesso entre nossos estudantes”, aponta o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “O programa é uma oportunidade única de ingresso no Ensino Superior, mas, principalmente, de transformação social para nossos estudantes e suas famílias”.

OPORTUNIDADES PARA TODOS - A família de Lucas Gabriel Koehler, de 18 anos, também está em festa. Por meio do Aprova Paraná Universidades, o jovem curitibano foi aprovado para Medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Francisco Beltrão, no Sudoeste, com a segunda maior nota entre todos os candidatos ao curso. A partir do próximo dia 17, Lucas poderá fazer a matrícula para o ano letivo de 2026 da Unioeste, também previsto para iniciar em março.

“As emoções estão a milhão. É algo que marca muito a minha trajetória, sobre o que eu estudei tanto para conseguir, para alcançar, e que o Aprova Paraná conseguiu me proporcionar, com essa experiência de fazer um processo seletivo mais justo”, comemora.

A emoção se justifica. Desde os oito anos de idade, Lucas sonha em cursar Medicina. Agora, o objetivo do futuro médico é usar a profissão para ajudar o próximo, especialmente os mais velhos. “Esse desejo surgiu meio que do nada, mas depois foi se consolidando. Meu avô teve câncer e isso me trouxe um sentimento de querer ajudar as pessoas. Também me inspirei nos meus primos, que são médicos. Gosto muito de pessoas idosas e penso em trabalhar com geriatria no futuro”, projeta.

Além de todo o esforço pessoal e da inspiração familiar, a conquista de Lucas também passa diretamente pelo Colégio Estadual Professor Elias Abrahão, em Curitiba, onde o jovem cursou o Ensino Médio. Desde o ano passado, o colégio é administrado pela Tom Educação, por meio do programa Parceiro da Escola - iniciativa do Governo do Estado que visa otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas através de parcerias com instituições privadas especializadas em educação.

“Eu agradeço por todo o apoio que tive no Colégio Elias Abrahão. Tive professores com uma grande formação e muito conhecimento, além da escola parceira, que também ajuda a trazer estrutura para as escolas estaduais, inclusive a minha”, relata. “Eu acho que é um sentimento de ‘estamos chegando’. Mesmo estudando em escola pública, hoje temos mais espaço e um acesso maior à universidade”, celebra.

Ciência e pesquisa também fizeram parte do caminho do estudante. Em agosto do ano passado, Lucas passou quatro semanas em Portugal ao participar do Sustainable Living Innovators (SLI), programa de intercâmbio apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária. Durante o período na Europa, o estudante chegou a perder o prazo de inscrições para alguns vestibulares que pretendia prestar. A Prova Paraná Mais e o Aprova Paraná Universidades, no entanto, garantiram ao jovem a oportunidade de acessar o Ensino Superior.

“Desde o ano passado, minha mãe e eu já estávamos bem ligados que o Aprova Paraná era uma oportunidades a mais, algo em que eu precisava focar, porque eu poderia ter altas chances de passar. E acho isso muito importante, por ser um programa mais democrático”, opina. “Eu diria, aos futuros candidatos que a Prova Paraná Mais e o Aprova Paraná Universidades são uma grande oportunidade, e que deveriam sim dar atenção aos editais e praticar. Vale super a pena”, finalizou.

APROVA PARANÁ UNIVERSIDADES - O Aprova Paraná Universidades é um programa desenvolvido em parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seed-PR) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR). Neste ano, 13,4 mil estudantes realizaram 24,2 mil inscrições (cada estudante pode se candidatar a até dois cursos) - para 3.757 vagas em 1,3 mil cursos de nível superior das sete universidades estaduais (UEL, UEM, UEPG, UENP, Unioeste, Unicentro e Unespar).

Os candidatos concorrem com a nota da Prova Paraná Mais, avaliação realizada para alunos da rede estadual em novembro do ano passado.

Ao consultarem os resultados divulgados nesta sexta-feira (6), os estudantes poderão figurar nas seguintes situações: classificados dentro das vagas na primeira opção de curso; classificados dentro das vagas na segunda opção de curso; ou, não tendo atingido a pontuação exigida para as vagas pretendidas, em lista de espera. O candidato que assinalou apenas uma opção de curso e não obtiver a nota exigida ficará, automaticamente, em lista de espera.

Quem tiver escolhido duas opções e for classificado dentro das vagas em ambas, será convocado para matrícula na primeira. Caso tenha sido classificado apenas na segunda, será convocado para matrícula nesta, sendo retirado da lista de espera da primeira opção.

Se, por outro lado, o candidato não atingir a nota necessária para classificação em nenhuma delas, deverá escolher uma das opções para que possa permanecer na respectiva lista de espera. Não indicando nenhuma, será considerada a primeira opção assinalada. O prazo para fazer a opção pelas vagas vai até a próxima segunda-feira (9).

Os resultados definitivos da seleção serão divulgados conforme calendário próprio de cada universidade estadual.

GALERIA DE IMAGENS