O 83º Encontro Nacional de Detrans começou nesta terça-feira (9) com uma reunião dos presidentes de departamentos e fóruns temáticos entre os técnicos. Nesta edição, com o tema “Integração entre os países do Mercosul”, serão abordados os avanços e as iniciativas para melhorias no trânsito, em uma grande troca de experiências entre estados brasileiros e membros do bloco econômico.
A reunião entre os presidentes teve participação de 22 estados e foi conduzida pela Associação Nacional dos Detrans (AND), que realiza o evento. Foram apresentados planos para fortalecer ainda mais a atuação conjunta dos órgãos para facilitar a vida dos cidadãos.
O diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, e a diretora de Operações, Viviane da Paz, destacaram a importância desta interligação. “Foi uma reunião técnica de extrema relevância para o Paraná e o Brasil, na qual falamos de diferenças culturais, diferenças regionais e a necessidade desse trabalho alinhado e integrado para a prestação de um bom serviço público. A palavra que marcou o encontro é a interoperabilidade, que ocorre justamente quando os Detrans conseguem conversar entre si, trocar dados, experiências e falar uma linguagem só”, disse Roveda.
“Nosso objetivo é claro: levar mais segurança no trânsito a todo o Brasil e proteger as famílias, por isso estamos debatendo conscientização, prevenção, educação e inovação”, complementou Viviane.
- Garantia da casa própria: Estado propõe perdoar dívidas de até R$ 7 mil com a Cohapar
- Paraná derruba número de homicídios em 30,4% e roubos também caem 18,6% em 2025
Para o presidente da AND, Givaldo Vieira, foi um momento importante de tomada de decisões conjuntas. “Tivemos entre os diversos assuntos tratados a abertura do processo de eleição para novos cargos que o estatuto da AND abriu, como Secretário Geral e Vice-Presidente de Relações com o Congresso, e apontamento do calendário de atividades de 2026. E também estamos trabalhando para uniformizar mais os atendimentos. Estamos cada vez mais presente no dia a dia dos Detrans e vamos ajudar as autarquias a tomar decisões acertadas e coletivas”, disse.
Já os fóruns temáticos reuniram representantes de todo o País. A programação contemplou debates técnicos sobre leilão, sustentabilidade, tecnologia, gestão de infrações de trânsito, habilitação, sinistros de trânsito e Lei Seca.
Um dos temas de destaque foi a readequação dos limites de velocidade em vias urbanas, prevista no PL das Velocidades Seguras. A proposta considera o tipo de uso da via e a presença de pedestres, ciclistas ou pessoas com mobilidade reduzida para as mudanças dos limites.
O coordenador do fórum, Leandro Manoel Lisboa dos Santos, que é coordenador do sistema Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito) no Detran-PR, ressaltou que as contribuições serão levadas a Brasília. “Com a contribuição de todos os Detrans participantes tivemos avanços importantes nas discussões e no entendimento de que quanto mais fiscalizarmos mais contribuímos com uma segurança viária humanizada”, disse.