A ginástica rítmica está em alta no Brasil e, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, tem apoio da Sanepar para alcançar voos ainda mais altos. A empresa patrocina há cinco anos a equipe Fantástica Associação de Ginástica Rítmica de Pinhais, que, pela primeira vez, vai representar o Brasil em uma competição internacional, na disputa da Copa Sul-Americana na categoria adulta, em Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 8 e 14 de setembro.
Antes de fechar as malas para a competição internacional, o quinteto, que é exemplo para pequenas ginastas, apresentou uma de suas coreografias na noite desta quinta-feira (28), na cerimônia de abertura do Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica – Categorias Pré-Infantil e Infantil, que acontece até domingo (31), no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Pinhais.
“O papel da Sanepar vai além de fornecer água e tratar o esgoto. Há o comprometimento em ser ativo e parceiro com o desenvolvimento social do Paraná, por meio de parcerias com entidades também alinhadas com as boas práticas, sejam no esporte, cultura e ações sociais para crianças, jovens e idosos”, ressaltou o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.
O apoio da Sanepar às ginastas ocorre por meio da Lei de Incentivos Fiscais, que permite à empresa destinar recursos a projetos que geram valor para a comunidade. Em 2024, o total das contribuições da empresa para projetos nas áreas cultural, esportiva e social, totalizou R$ 27,6 milhões.
No tablado, Giovana Aranda, Julia Barrim, Letícia Gonçalves, Maria Clara Rocha, Munique Jakulski e Rafaella Valaski apresentaram a coreografia com arcos e bolas ao som de Led Zeppelin e encantaram o público, formado por mais de 300 ginastas-mirins que disputam o Paranaense e o público em geral.
EM ALTA – Nascida em 2016, a Fantástica tem hoje 44 ginastas. O coordenador do projeto, Robson Machado, ressaltou que o apoio da Sanepar tem sido fundamental para a evolução das atletas de Pinhais, contribuindo com a valorização da modalidade por todo o país. “A Sanepar é nossa parceira desde o nosso Ano 2 e estamos colhendo resultados dos investimentos feitos ao longo dos anos”, disse Machado.
Na última década, a ginástica rítmica conquistou espaço de divulgação e vem se popularizando, reflexo do crescimento da Seleção Brasileira, que passou de coadjuvante a protagonista nas competições internacionais. No último domingo, por exemplo, as “Leoas” do conjunto nacional conquistaram pódios inéditos para o país no Rio Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro. “Isso favorece que novas adeptas busquem essa modalidade” afirma o coordenador técnico.
CATEGORIA ELITE - Integrantes do projeto desde seu início, as atletas Giovana Aranda, 16 anos, e Julia Barrim, 16, contaram como foram suas experiências no esporte. Giovana, campeã brasileira na categoria Juvenil 2 e adulto 1 em 2024, conta que fazia balé até os 8 anos, quando decidiu se tornar uma “ginasta Fantástica”. “Sou muito agradecida pela Sanepar por nos patrocinar, o que nos incentiva a treinar e crescer cada vez mais”.
Julia começou ainda mais nova, aos 6 anos. “Com a Fantástica conquistei o primeiro lugar em 2023, o vice-campeonato no ano passado. Este ano, sou ginasta da categoria elite do Brasil. Com apoio de patrocinadores como a Sanepar, temos condições de alcançar mais conquistas e realizar sonhos”, disse.
As garotas que competem o Paranaense têm a faixa etária de Julia e Giovana e já conquistam os primeiros pódios. No primeiro dia do campeonato, as atletas apoiadas pela Sanepar levaram medalhas de ouro, prata e bronze em disputas individuais e no conjunto, além de se classificarem para as finais nesta sexta-feira (29).
A competição segue até domingo (31) no CIE de Pinhais (Avenida Maringá, 2654, Pinhais), é aberta ao público, com entrada gratuita.