Sanepar apoia equipe de ginástica rítmica que vai disputar a Copa Sul-Americana

A Equipe Fantástica, de Pinhais, foi criada há seis anos e brilhou na apresentação da abertura do Campeonato Paranaense, que acontece até domingo (31) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no mesmo município, na Região Metropolitana de Curitiba. As atletas vão competir na Copa Sul-Americana, em Cochabamba, na Bolívia.
Publicação
29/08/2025 - 17:46
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A ginástica rítmica está em alta no Brasil e, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, tem apoio da Sanepar para alcançar voos ainda mais altos. A empresa patrocina há cinco anos a equipe Fantástica Associação de Ginástica Rítmica de Pinhais, que, pela primeira vez, vai representar o Brasil em uma competição internacional, na disputa da Copa Sul-Americana na categoria adulta, em Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 8 e 14 de setembro.

Antes de fechar as malas para a competição internacional, o quinteto, que é exemplo para pequenas ginastas, apresentou uma de suas coreografias na noite desta quinta-feira (28), na cerimônia de abertura do Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica – Categorias Pré-Infantil e Infantil, que acontece até domingo (31), no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Pinhais.

“O papel da Sanepar vai além de fornecer água e tratar o esgoto. Há o comprometimento em ser ativo e parceiro com o desenvolvimento social do Paraná, por meio de parcerias com entidades também alinhadas com as boas práticas, sejam no esporte, cultura e ações sociais para crianças, jovens e idosos”, ressaltou o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.

O apoio da Sanepar às ginastas ocorre por meio da Lei de Incentivos Fiscais, que permite à empresa destinar recursos a projetos que geram valor para a comunidade. Em 2024, o total das contribuições da empresa para projetos nas áreas cultural, esportiva e social, totalizou R$ 27,6 milhões.

No tablado, Giovana Aranda, Julia Barrim, Letícia Gonçalves, Maria Clara Rocha, Munique Jakulski e Rafaella Valaski apresentaram a coreografia com arcos e bolas ao som de Led Zeppelin e encantaram o público, formado por mais de 300 ginastas-mirins que disputam o Paranaense e o público em geral.

EM ALTA – Nascida em 2016, a Fantástica tem hoje 44 ginastas. O coordenador do projeto, Robson Machado, ressaltou que o apoio da Sanepar tem sido fundamental para a evolução das atletas de Pinhais, contribuindo com a valorização da modalidade por todo o país. “A Sanepar é nossa parceira desde o nosso Ano 2 e estamos colhendo resultados dos investimentos feitos ao longo dos anos”, disse Machado.

Na última década, a ginástica rítmica conquistou espaço de divulgação e vem se popularizando, reflexo do crescimento da Seleção Brasileira, que passou de coadjuvante a protagonista nas competições internacionais. No último domingo, por exemplo, as “Leoas” do conjunto nacional conquistaram pódios inéditos para o país no Rio Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro. “Isso favorece que novas adeptas busquem essa modalidade” afirma o coordenador técnico.

CATEGORIA ELITE - Integrantes do projeto desde seu início, as atletas Giovana Aranda, 16 anos, e Julia Barrim, 16, contaram como foram suas experiências no esporte. Giovana, campeã brasileira na categoria Juvenil 2 e adulto 1 em 2024, conta que fazia balé até os 8 anos, quando decidiu se tornar uma “ginasta Fantástica”. “Sou muito agradecida pela Sanepar por nos patrocinar, o que nos incentiva a treinar e crescer cada vez mais”.

Julia começou ainda mais nova, aos 6 anos. “Com a Fantástica conquistei o primeiro lugar em 2023, o vice-campeonato no ano passado. Este ano, sou ginasta da categoria elite do Brasil. Com apoio de patrocinadores como a Sanepar, temos condições de alcançar mais conquistas e realizar sonhos”, disse.

As garotas que competem o Paranaense têm a faixa etária de Julia e Giovana e já conquistam os primeiros pódios. No primeiro dia do campeonato, as atletas apoiadas pela Sanepar levaram medalhas de ouro, prata e bronze em disputas individuais e no conjunto, além de se classificarem para as finais nesta sexta-feira (29).

A competição segue até domingo (31) no CIE de Pinhais (Avenida Maringá, 2654, Pinhais), é aberta ao público, com entrada gratuita.

GALERIA DE IMAGENS