A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) cumpriu nesta quinta-feira (5) agendas institucionais na Argentina com foco no fortalecimento de suas ações de internacionalização. O diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e o diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Junior, estiveram no país vizinho para reuniões com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, e com o Ministério de Mobilidade e Infraestrutura da Cidade de Buenos Aires.
A visita ocorreu em um momento de transição para o setor de infraestrutura do local. O governo argentino trabalha com a perspectiva de transferir o controle da Agua y Saneamientos Argentinos S.A. (AySA) para a iniciativa privada. A AySA projeta a venda de 90% de suas ações para 2026, em uma operação iniciada em julho de 2025.
- Litoral: Sanepar usa sensores inteligentes para monitorar redes de água e esgoto
- Investimento em saneamento triplica riqueza social do Paraná, aponta Trata Brasil
Na reunião realizada com o IFC, os diretores da Sanepar foram recebidos pela gerente nacional para a Argentina e Paraguai, Manuela Adl; pelo gerente regional, Ariel Chirom, e pela gerente de operações, Alba Tajes. No encontro, foram discutidos o contexto macroeconômico argentino e as potenciais oportunidades na área de saneamento no país.
Na sequência, com o ministro de Mobilidade e Infraestrutura de Buenos Aires, Pablo Bereciartua, foram debatidas as ações associadas com água e esgoto em curso na região e os potenciais de colaboração. Durante as agendas, a Sanepar reforçou sua disposição em cooperar com seu conhecimento técnico e operacional, enquanto mantém o acompanhamento do cenário e a sinergia dessas oportunidades com suas diretrizes de crescimento e inovação.



