Com apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e suporte do programa Sanepar Startups, a startup catarinense Sanapp será a única brasileira a representar o país na maior competição mundial de ideias de negócios verdes. O Climate Launchpad 2025 acontecerá em Viena, na Áustria, nesta sexta-feira (24), como parte do Festival Mundial de Inovação Climática (Cife). O evento reúne as melhores startups de tecnologia limpa do mundo todo que estejam trabalhando em soluções de alto impacto socioambiental para enfrentar a crise climática e promover um futuro mais sustentável.
O feito conquistado pela Sanapp é fruto direto do papel desempenhado pelo Sanepar Startups, programa da Companhia que prospecta e seleciona soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor. Pelo programa, a Sanepar fornece condições para o desenvolvimento acelerado das startups e, nos casos de sucesso, contribui para a sua implantação permitindo que seus impactos tenham o maior alcance possível.
“Sob o conceito da inovação aberta, a Sanepar vem desenvolvendo os programas Sanepar Labs e Sanepar Startups. Este, com duas edições realizadas até o momento, tem apresentado vários êxitos. Temos empresas que já assinaram contrato com a Companhia e outras que estão buscando trazer suas soluções inovadoras para dentro da Sanepar”, destaca o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior.
“Estivemos ao lado da Sanapp no desenvolvimento de seu sistema, com apoio técnico e financeiro, para incentivar que a startup pudesse apresentar uma solução viável. Temos orgulho em ver que esta solução está representando o Brasil em Viena justamente demonstrando o acerto da política que a Sanepar vem expandindo de incentivo à inovação”, diz.
Para os dois sócios-fundadores da Sannap, a engenheira civil Maitê Sant’Anna Vieira e o engenheiro sanitarista e ambiental Igor Puff Floriano, o suporte estratégico e o incentivo financeiro conseguidos no Sanepar Startup contribuíram para o desenvolvimento da plataforma criada por eles. “O programa proporcionou mentoria técnica, apoio em prova de conceito (PoC) e investimentos que viabilizaram a validação e o aprimoramento da nossa solução em ambiente real”, diz Maitê.
Segundo ela, ser a única startup brasileira e também única da área de saneamento entre os finalistas é um reconhecimento muito importante do impacto ambiental e social que a solução gera. “O apoio e a orientação da Sanepar foram essenciais nessa trajetória”, afirmou Maitê. “O Sanepar Startups nos ajudou a aprimorar a nossa tecnologia e ampliar a visão de mercado. Participar do programa foi um divisor de águas para a Sanapp e reforçou nosso propósito de transformar o saneamento com inovação, sustentabilidade e eficiência. Estamos muito orgulhosos”, acrescenta.
Para ela, a conquista da Sanapp no cenário internacional é uma prova de como a Sanepar ajuda a moldar o futuro do saneamento no país investindo em parcerias inovadoras e programas bem estruturados que geram impacto real. “Empreender em saneamento não é fácil, pouco se fala sobre compras de inovação no setor, por isso, existem poucas startups no nicho”, afirma.
“Mas os próximos passos são promissores para a Sanapp, que segue avançando com iniciativas em parceria com municípios e companhias de saneamento, como a Sanepar. Acreditamos que este prêmio possa mostrar que cidades inteligentes começam com dados — e o saneamento é um dos setores mais carentes de decisões movidas a dados”, diz a engenheira.
A TECNOLOGIA DA SANAPP – A dupla de empreendedores desembarca em território austríaco para apresentar a plataforma Bizu, sistema que integra dados de campo com auxílio de antenas inteligentes, inspeção robotizada e análise em tempo real. “O Bizu reúne todas essas informações em uma única base para transformar a gestão de ativos de saneamento. A solução permite manutenção preditiva, inteligência de dados e decisões mais assertivas, baseadas nos dados, trazendo eficiência aos serviços públicos e contribuindo diretamente para o avanço do saneamento básico”, explica Maitê.
Fundada em Florianópolis em 2022, a Sanapp Gestão Inteligente de Ativos de Saneamento é fruto de projeto de incubação voltado para govtechs. Em 2023, ficou entre as cinco classificadas no segundo ciclo do programa Sanepar Startups. Em 2024, conquistou a 15.ª Edição do Prêmio BID-Femsa e foi reconhecida como a solução mais inovadora em saneamento da América Latina.
SOBRE O EVENTO – O Climate Launchpad é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT – Climate-KIC), braço de inovação climática da União Europeia que combate as mudanças climáticas por meio da inovação. A competição reúne startups do mundo todo que estão criando soluções de alto impacto socioambiental para enfrentar a crise climática.
Além de apresentações das startups, o evento conta com um festival de inovação, painéis de discussão, sessões de networking e oportunidades para conhecer investidores. A final em Viena reúne os vencedores das finais nacionais e regionais, incluindo as duas melhores startups da Final Regional Europeia e, para o Brasil, a startup vencedora da etapa nacional.
SANEPAR STARTUPS – Lançado em 2021, o Sanepar Startups tem como missão acelerar projetos inovadores que enfrentem desafios reais do setor de saneamento, especialmente nas áreas de gestão de recursos hídricos, infraestrutura resiliente e sustentável, otimização de processos operacionais e melhoria na experiência do cliente.