A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu R$ 22 milhões para reforçar as suas operações no Litoral durante o Verão Maior, com estratégias inovadoras de reservação, aumento expressivo da frota de apoio, intervenções estruturais na rede de distribuição e investimentos na estação de tratamento de água de Matinhos.
O resultado foi a produção recorde em janeiro: 2,38 bilhões de litros de água tratada. A quantidade é suficiente para atender 15,8 milhões de pessoas em um dia – é mais do que a população do estado da Bahia, o quarto mais populoso do Brasil, com 14,8 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recorde representa uma produção 17% acima da média dos últimos cinco anos e 10% maior do que janeiro de 2025.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que esse resultado é reflexo de todos os investimentos realizados pela Sanepar para aprimorar suas operações no Litoral e garantir segurança hídrica durante o verão, período de maior demanda. “As melhorias como a substituição das adutoras em Guaratuba e a implantação do floco-decantador também contribuem para a operação ao longo de todo o ano e beneficiam tanto veranistas quanto moradores”, ressalta.
Para o Carnaval, o abastecimento do Litoral será reforçado com 16 caminhões-pipa e oito flexitanks, também conhecidos como “bags”, espécie de colchão d’água gigante que funciona como reservatório flexível e temporário de água. A instalação das novas adutoras em Guaratuba foi finalizada e o sistema já está em funcionamento para contribuir com a distribuição de água na rede. O objetivo é garantir segurança hídrica durante o pico da folia, quando o consumo de água per capita triplica.
A Sanepar vai reforçar em 4 milhões de litros a capacidade de armazenamento de água no Litoral com 8 flexitanks. Estes reservatórios são herméticos e ideais para reservação de grandes volumes, preservando a qualidade da água tratada e auxiliando a atender a alta demanda de consumo nos dias mais quentes e movimentados. No total, serão duas bags em Pontal do Paraná, três em Matinhos e três em Guaratuba.
TELEMETRIA – Para garantir a normalidade das operações, os técnicos da Sanepar contam com 130 sensores inteligentes para monitorar as redes de distribuição de água e de esgoto. Eles transmitem dados em tempo real para a Central de Controle de Operações e são importantes para a realização de ações preventivas e corretivas de maneira mais rápida e assertiva.
“Mesmo sem reclamações, já é possível antecipar ações para evitar desabastecimento”, explica o gerente da regional Litoral da Sanepar, Marcos Muniz.
Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná contam com 100 pontos de telemetria nas redes de distribuição de água para identificar variações na pressão, vazamentos e ocorrências de falta de água, evitando baixa pressão e desabastecimento.
“Com o celular, nossos técnicos de campo conseguem identificar a pressão e quais ações devem ser tomadas para manter o abastecimento normalizado. Além disso, no centro de controle é possível identificar se tem uma queda de pressão na rede mesmo com a pressão de saída do reservatório estando normal”, esclarece o gerente.
As cidades de Matinhos e Pontal do Paraná também possuem 30 pontos nas redes coletoras de esgoto, que ajudam a identificar variações inesperadas que podem indicar entupimento na tubulação. A obstrução pode causar refluxos e extravasamentos nas ruas e imóveis.
REFORÇO DE CAMINHÕES-PIPA – A Sanepar conta também com uma frota de 16 caminhões-pipa, veículos disponíveis 24 horas por dia nas cinco cidades atendidas no Litoral: Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaraqueçaba e Morretes.
Os caminhões-pipa atuam nos pontos da rede que necessitam de reforço na pressão para garantir o abastecimento dos imóveis. Os veículos são abastecidos pelos 21 contêineres reservatórios e pelos flexitanks, localizados em regiões estratégicas, e injetam volume extra de água diretamente na rede. “Quando as pressões da rede estão regulares, os caminhões-pipa são usados para abastecer os contêiners”, observa.
OBRAS EM GUARATUBA - Para aprimorar o abastecimento de água em Guaratuba, a Sanepar tem feito intervenções estruturais na rede de distribuição. Foi finalizada na terça-feira (10) a substituição de 400 metros de novos tubos de grande porte que levam água das Estações de Tratamento de Água do Morro Grande e Saí-Guaçu para a rede com o objetivo de reduzir o risco de rompimentos.
Além da substituição por um material mais moderno, a empresa optou por um novo sistema na instalação, com tubulação aérea, mais adequada ao solo da região.
VERÃO MAIOR – A Sanepar ainda reforçou a operação no Litoral com a contratação de 31 geradores de energia e a implantação do sistema floco-decantador na captação do Rio Cambará, principal manancial de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Matinhos, em dezembro. Com investimento de R$ 6,1 milhões, o sistema evita a paralisação da estação durante períodos de chuvas mais intensas ao fazer o pré-tratamento da água quando a turbidez está elevada.




















