O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), multiplicará ações para conscientização sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e adesão às medidas de prevenção disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval. A previsão é a distribuição de mais de 1,5 milhão de preservativos e de 270 mil testes rápidos e autotestes para diagnóstico das ISTs (HIV, Sífilis, Hepatite B e C).
A campanha de Carnaval tem o objetivo de alcançar três eixos de abordagem: estrutural, comportamental e biomédica. No primeiro eixo, a campanha está direcionada a orientar e informar a população sobre o acesso gratuito e descentralizado ao diagnóstico e tratamento, bem como a informação referente ao HIV e ISTs.
No eixo comportamental, as ações estão destinadas a orientar e fortalecer a importância da adesão às medidas de autocuidado e prevenção ao HIV e ISTs. E, no eixo biomédico, a abordagem é dividida em três grupos – ações dirigidas ao incentivo ao uso de preservativo, ao diagnóstico oportuno por testes rápidos e ao tratamento com antirretrovirais.
“No ano de 2025 foram notificados 2.236 novos casos de HIV e 819 casos de aids. Neste período, intensificamos as ações e as orientações proporcionando um atendimento resolutivo e de qualidade em toda a rede pública estadual de saúde. Queremos que os paranaenses possam aproveitar esse feriado com muita alegria, diversão e principalmente segurança, evitando as ISTs”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A busca pela melhora nesses indicadores é um desafio ao serviço público durante todo o ano e especialmente durante o Carnaval, por isso, o número desses insumos é intensificado neste período.
AÇÕES - Somente em 2025, a Sesa distribuiu para todos os municípios paranaenses 254.500 preservativos internos, 8.984.200 preservativos externos, 1.323.100 sachês de gel lubrificante, 3.336.839 testes rápidos e autotestes para diagnóstico das ISTs.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, ressaltou que a abordagem é importante para a eficácia da prevenção. “A prevenção combinada associa diferentes estratégias e metodologias, visando considerar as particularidades de cada cidadão e sua realidade individualmente. Essa abordagem personalizada permite que a prevenção do HIV seja mais assertiva”, explicou.
A prevenção combinada conta com um conjunto de estratégias de prevenção à infecção por HIV e outras ISTs, considerando que são necessárias múltiplas ações para se alcançar este objetivo e que são múltiplas as necessidades de cada indivíduo.
“Um descuido pode trazer prejuízos à saúde, por isso o cuidado deve ser redobrado. Se houver a necessidade de reforçar o envio de insumos para a prevenção dessas doenças, o município deve solicitar junto à Sesa. Estamos prontos para atender a demanda de forma que o usuário não fique desassistido”, reforçou a chefe da Divisão de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Sesa, Mara Franzoloso.
As infecções sexualmente transmissíveis são causadas predominantemente pelo contato sexual com uma pessoa infectada. As mais conhecidas são: HIV, sífilis, gonorreia, clamídia, HPV e hepatites virais. Uma pessoa pode contrair mais do que uma IST ao mesmo tempo e mesmo curada, exceto no caso do HIV que ainda não tem cura, pode adquirir novamente se entrar em contato sem o uso de preservativos com uma pessoa infectada.



