A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) completa neste ano meio século de funcionamento e, para celebrar a marca, foi realizada uma comemoração na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio das Araucárias, sede da Pasta. Em 2025, a SEAP vem colecionando feitos marcantes, como a maior regularização imobiliária em massa do Brasil e a arrecadação anual mais alta com leilões de veículos oficiais nos últimos cinco anos, com R$ 10,4 milhões. Abriu 615 novas vagas de concurso, emitiu mais de 72 mil certificados de capacitações e lançou uma versão modernizada do eProtocolo.
Também estão sendo implementadas iniciativas como a Central de Compras, o Programa Integra Paraná, a disponibilização de Atas de Registro de Preços para os municípios, e a integração do sistema de recursos humanos das universidades com o Meta4, além do andamento de novos concursos públicos.
O evento de celebração contou com uma mensagem do governador Ratinho Júnior, apresentação do Coral Paraná, ligado à SEAP, divulgação do novo vídeo institucional, produzido em parceria com a Secretaria da Comunicação (Secom), um vídeo em homenagem aos 458 servidores da Secretaria e palestra do administrador e servidor da SEAP Gilmar Silva de Andrade, com o tema "Compromisso que inspira: o valor de ser servidor público".
“Essa é uma Secretaria que foi se estruturando de forma sólida e consistente, e sempre buscando a modernidade, o aperfeiçoamento e a eficiência nesses 50 anos. Nosso desafio agora é continuar avançando cada vez mais. A SEAP é uma secretaria meio, e é importantíssima para o bom funcionamento do Estado”, afirmou o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
“É uma alegria imensa fazer parte da história da Secretaria da Administração e da Previdência. Entrei no Estado há 45 anos, quando a Seap era muito nova. Nesse tempo, todos os secretários que passaram por aqui contribuíram muito com o Governo do Paraná e com a população do Estado”, afirmou a diretora-geral da SEAP, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske. Também foram feitas homenagens aos ex-secretários da Pasta.
- Com adesões a atas, órgãos estaduais economizam R$ 24 milhões em licitações em 2025
- Governo do Paraná nomeia 572 novos servidores para reforçar o quadro do Poder Executivo
HISTÓRIA – A SEAP foi criada em dezembro de 1974, pela Lei 6636, mas só começou as suas atividades em março de 1975. Ela surgiu da necessidade de concentrar serviços comuns a todas as entidades do Governo do Estado em uma única Secretaria, como gestão de pessoas, compras, gestão da frota oficial, gestão de patrimônio.
Nesses 50 anos, a Administração incorporou órgãos como a antiga Secretaria de Recursos Humanos, a Paranaprevidência, o Arquivo Público do Paraná, o Departamento de Patrimônio do Estado, o Departamento de Transporte Oficial e o Departamento de Contratações Públicas.
O primeiro secretário da pasta foi João Elísio Ferraz de Campos, que ficou três anos no cargo, durante o mandato de Jaime Canet Júnior como governador. Ao todo, a SEAP teve 27 secretários.
SEAP EM 2025 – Atualmente, a Secretaria conta com 458 servidores ativos. O órgão é dividido em três diretorias, nove coordenações, 31 divisões e seis núcleos setoriais. As atribuições passam pela gestão de pessoas do Estado, que é responsável pelos concursos, recursos humanos e saúde do servidor; pelo patrimônio, manejando também os documentos oficiais através do Arquivo Público do Paraná, e o transporte oficial; por contratações públicas, organizando as licitações; e por capacitação dos servidores, por meio da Escola de Gestão do Paraná.
PRESENÇAS – A solenidade foi prestigiada pelos ex-secretários da SEAP, Francisco Fernando Fontana, Reinhold Stephanes Junior, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani e Dinorah Botto Portugal Nogara. Ligados à Seap, também compareceram a chefe de Gabinete, Marta Cristina Guizelini; a diretora de Gestão de Pessoas, Previdência e Saúde do Servidor, Clarice Aparecida Moura de Lima; o diretor de Gestão Patrimonial, Documental e de Transporte, Edson Galdino; o diretor de Operacionalização para Contratações, Vinicius Martins; a diretora da Escola de Gestão, Aline Albano Justus, e os diretores da Paranaprevidência, Daniel Jacinto Berno, Gustavo Cimbalista de Alencar, Jefferson Renato Rosolem Zaneti e João Carlos Rocha de Almeida; a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paula Grechinski; o representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Julio Cesar Vieira da Rosa; e o procurador Igor Costa.
















