Semana de Redução de Risco de Desastres nos colégios reforça papel das Brigadas Escolares

Atividades que celebraram a semana contaram com materiais para apoiar o trabalho pedagógico, como folder, slides e vídeos; ciclo de oficinas e ações interativas e educativas sobre prevenção, mitigação e preparação para riscos relacionados a chuvas intensas, alagamentos, enchentes, enxurradas e tempestades.
Publicação
15/10/2025 - 18:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola participou nesta ano da Semana de Redução de Risco de Desastres (RRD), com atividades alinhadas ao tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2025: “Financiar a resiliência, não os desastres”. As ações integraram o calendário oficial do mês de RRD desenvolvido pela Defesa Civil do Paraná. O programa é implantado nas instituições de ensino públicas estaduais, municipais e da modalidade de educação especial.

A iniciativa foi possível graças à parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, os Núcleos Regionais de Educação (NRE) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Ao todo, 2.478 instituições foram convidadas, incluindo escolas com alunos do ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio da rede pública estadual e da modalidade de educação especial. A ação alcançou todas as regiões do Estado.

Para o desenvolvimento das atividades, foram produzidos diversos materiais com o objetivo de apoiar o trabalho pedagógico, entre eles, caderno orientativo para educadores, folder, slides e vídeos. A prática foi organizada como um ciclo de oficinas, baseada em estações temáticas distribuídas conforme a capacidade da instituição. Cada turma participou de todas as estações, com atividades interativas e educativas sobre prevenção, mitigação e preparação para riscos relacionados a chuvas intensas, alagamentos, enchentes, enxurradas e tempestades.

A integrante da coordenação estadual do programa na Defesa Civil Estadual, professora Juliana Saldanha, celebrou os resultados e destacou a dedicação dos professores e servidores. “É com alegria e orgulho que celebramos o sucesso da nossa ação educativa. Enfatizamos o trabalho de todos os professores e servidores que, com sua dedicação e criatividade, tornaram possível a realização de atividades tão impactantes", afirmou.

"E, claro, um agradecimento especial aos nossos alunos, cujo engajamento e qualidade dos trabalhos realizados foram inspiradores. Eles nos surpreenderam com a criatividade e a beleza de suas criações, mostrando que a prevenção de desastres começa, de fato, na escola”, disse.

A professora Sonia Domingos de Oliveira, do Colégio Estadual Papa João Paulo II, de Assis Chateaubriand, disse que os alunos reconheceram a importância dos conhecimentos adquiridos. “Após o término das ações, os estudantes disseram que as atividades trouxeram muitos aprendizados, úteis tanto para o ambiente escolar quanto para situações de risco”, afirmou.

ALERTA DA DEFESA CIVIL – O brigadista pedagógico do NRE de Francisco Beltrão, Mauricio Cirilo Hister, acompanhou as atividades no Centro Estadual de Educação Profissional do Sudoeste do Paraná (CEEP Sudoeste) e explicou que estiveram presentes diretores, professores, funcionários e alunos.

"Entre os módulos trabalhados, esteve o da apresentação e confecção de cartazes relacionados aos temas e o cadastramento de toda a comunidade escolar no WhatsApp de Alerta da Defesa Civil, uma ação que os estudantes replicaram com suas famílias", contou. "O colégio recebe alunos de diversas regiões do Sudoeste que enfrentam enchentes, vendavais e outras situações de desastres. Foi muito bacana, eles contribuíram com muitos relatos pessoais.”

A ampla adesão das escolas foi o ponto mais destacado pelo brigadista de edificações do NRE Francisco Beltrão, Alzemiro Prando. “Nosso objetivo foi que todos os colégios e APAEs do nosso núcleo desenvolvessem as atividades propostas. Criamos um formulário de registro, e com as devolutivas das escolas teremos documentado tudo o que foi realizado. Já é possível mensurar que o resultado está sendo muito positivo e satisfatório”, disse.

O professor Vicente Paulo de Souza, responsável pelo Brigadas Escolares do NRE Paranaguá, esteve presente no Colégio Estadual Cívico-Militar Hélio Antônio de Souza, em Pontal do Paraná. "Foi muito bacana a forma como a instituição organizou as oficinas, realizadas na quadra. Os ministrantes foram os estudantes do grêmio estudantil e os brigadistas da escola, com a participação dos bombeiros. Muito gratificante ver o protagonismo dos alunos e os feedbacks positivos sobre a ação”, afirmou.

Já a importância da conscientização e do cuidado coletivo foi um dos grandes resultados da ação, na opinião da diretora Edimara das Graças Aguirre Zanocini, da Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião, de Curitiba.

“Participar com todos os profissionais e estudantes desta ação de conscientização é muito importante. Precisamos construir soluções rápidas e seguras e saber a quem recorrer em situações de risco. Participar de mais uma ação envolvendo Secretaria da Educação e seus Núcleos Regionais, Fundepar e Defesa Civil mostra o quanto há preocupação com todos. Nos sentimos honrados com este momento ímpar de cuidado e zelo com nossa comunidade”, afirmou.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROGRAMA – O Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola é uma política pública de Estado voltada à segurança escolar, implantada nas instituições de ensino públicas estaduais, municipais e da modalidade de educação especial. As ações são articuladas entre a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria da Segurança Pública, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).

GALERIA DE IMAGENS