Seminário de mel e Expovale são destaques do fim de semana no meio rural

Ambos os eventos contam com parceria do Governo do Estado. Encontro que reúne especialistas, pesquisadores e produtores de abelhas nativas sem ferrão acontece em Prudentópolis. Já a maior feira do agronegócio do Vale do Ivaí é realizada em Ivaiporã e vai até o dia 19 de novembro.
Publicação
15/11/2025 - 10:33

Confira o áudio desta notícia

O  19º Seminário Paranaense de Meliponicultura, que acontece neste sábado (15), em Prudentópolis,  no Centro-Sul do Estado, e o início da 21ª Expovale – Exposição Agropecuária e Industrial de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, são destaques deste fim de semana na área rural. Ambos os eventos contam com apoio e parceria do Governo do Estado e são voltados a ampliar conhecimentos e fortalecer o setor produtivo.

O Seminário Paranaense de Meliponicultura é realizado pela Câmara Técnica da área, formada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), pelas associações de produtores, universidades e outras entidades públicas. O evento reúne especialistas, pesquisadores e produtores de abelhas nativas sem ferrão para uma série de palestras e oficinas que envolvem a cadeia do mel. O objetivo é ampliar os conhecimentos dentro desta área, promovendo a geração de renda, a sustentabilidade no campo e o equilíbrio ambiental.

Prudentópolis é o município que mais possui propriedades rurais cadastradas com essa cultura. O extensionista do IDR-Paraná, Marlon Tiago Hladczuk, explica que a meliponicultura tem uma demanda crescente no mercado. “Preços vêm melhorando, tanto do mel, como da cera. O pólen da abelha sem ferrão, conhecido como samburá, também vem sendo muito buscado. Isso gera renda ao produtor”, aponta Hladczuk.

Segundo ele, há um apoio forte do Governo do Estado para a área. “O IDR-Paraná vem capacitando vinte e cinco técnicos para trabalho dedicado à atividade de apicultura, incluindo a meliponicultura. A busca é por criar uma renda de conexão com outras atividades dentro da propriedade rural, tanto da produção de grãos, como a de frutas, por exemplo. Isso é extremamente importante, incluindo os retornos para o meio ambiente, como a polinização”, destaca o extensionista. 

No Paraná, o programa Coopera Paraná é um dos que têm como foco o apoio para associações e cooperativas da agricultura familiar que trabalham, entre outros produtos, com a cadeia produtiva do mel. O Banco do Agricultor Paranaense também possui uma linha de financiamento específica para quem se dedica ou quer se dedicar à atividade, com absorção integral dos juros pelo Estado para agricultores familiares.

MAIOR EVENTO - Realizada no Parque de Exposições de Ivaiporã, a Expovale segue até quarta-feira, 19 de novembro,  com uma programação que confirma o papel estratégico do evento para o desenvolvimento do agronegócio regional.  Além de produtores rurais, empreendedores, representantes de cooperativas, instituições financeiras e empresas ligadas ao campo, a feira deve atrair milhares de visitantes ao longo dos seis dias da exposição.

“A Expovale é o maior evento do Vale do Ivaí, atraindo o público de diversos municípios localizados na região central do Estado: Ivaiporã, Guarapuava, Campo Mourão, Apucarana e Ponta Grossa”, observa Eduardo Mazzuchelli, chefe do escritório regional do IDR-Paraná de Ivaiporã.

O evento é promovido pela Prefeitura de Ivaiporã e conta com a parceria do Sistema Estadual de Agricultura do Paraná –Seagri, e também o patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo – Setur.

Durante a feira acontecem atividades como o Concurso Regional de Cafés Especiais; Encontro Regional de Fruticultura; Workshop Ações do Seagri no Combate à Deriva de Agrotóxicos; Torneio Leiteiro; Encontro Regional de Piscicultura; Julgamento e Premiação das Raças Holandesa e Jersey; Oficina Harmonização de Doces e Cafés; Oficina Métodos de Extração de Cafés e Artes na Xícara.

A expectativa é que as palestras, encontros e demonstrações técnicas contribuam para a atualização profissional e o fortalecimento das cadeias produtivas da região — especialmente em relação às atividades pecuárias e agrícolas que movem a economia local. “Na Expovale, também temos um estande do Sistema Seagri sobre agroecologia e fruticultura, e mais três unidades didáticas sobre piscicultura, turismo rural e cafeicultura”, destaca Mazzuchelli.

A entrada é gratuita na maior parte da programação. Apenas no último dia o acesso aos shows da Expovale será condicionado à doação de um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão destinados a entidades e projetos sociais de Ivaiporã.

GALERIA DE IMAGENS