Sistema Estadual de Agricultura divulga ações durante o Dia Mundial da Alimentação

As atividades aconteceram durante todo o dia e em locais diferentes de Curitiba. Na sede do IDR-PR foi realizada uma Feira Especial de Produtos da Agricultura Familiar. Também foram entregues 10 certificados do Prêmio Bom Gourmet, em uma homenagem às agroindústrias.
Publicação
16/10/2025 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) organizou ações para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quinta-feira (16). As ações foram pensadas e executadas com o intuito de conscientizar a população relacionadas à nutrição, alimentação, qualidade e variedade dos alimentos produzidos no Paraná. Foram responsáveis pelas ações representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) e das Centrais de Abastecimento (Ceasa-PR).

As atividades aconteceram durante todo o dia e em locais diferentes de Curitiba. Na sede do IDR-PR foi realizada uma Feira Especial de Produtos da Agricultura Familiar, com a participação de 19 expositores de diversas regiões do Paraná. Diversos produtos in natura e processados, convencionais e orgânicos, estiveram à venda, simbolizando a diversidade e a riqueza da produção rural paranaense.

A produtora de doces artesanais Catarina Novak Guibet falou sobre a participação na feira e destaca que está satisfeita com os resultados. “É a segunda vez que eu participo e a primeira vez já foi uma bênção para mim, a segunda está sendo fantástica, porque tem um pessoal que está voltando hoje para comprar os produtos”, afirma. “É uma pena que não tem mais vezes, né? A gente gostaria que tivesse pelo menos uma vez por mês, é uma iniciativa que ajudaria muito os pequenos produtores”.

Durante a feira foram comercializados queijos, embutidos, vinhos, mel, cafés especiais, hortaliças, doces artesanais, conservas e produtos desidratados. Os produtores participantes vieram de municípios dos Campos Gerais, do Centro-Sul, do Norte Pioneiro, do Norte, da Região Metropolitana de Curitiba, do Sudoeste, do Sul e do Vale do Ivaí.

Para o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Cogumelos e Demais Produtos de Tijucas do Sul e Região (Coopertijucas), Sergio de Oliveira Brito, a ação impacta positivamente para os negócios. “A feira contribui bastante pra venda, pra gente introduzir os nossos produtos dentro do mercado”, salienta. “Nós tivemos em outras feiras e dentro dessas outras feiras nós conseguimos alguns clientes novos e hoje eles consomem os nossos produtos nas redes, nas lojas deles”, afirma.

CERTIFICAÇÃO – Também foram entregues 10 certificados do Prêmio Bom Gourmet, em uma homenagem às agroindústrias que contribuem para o fortalecimento da produção em todo o Estado, da segurança alimentar e da valorização da gastronomia paranaense. Os produtores que receberam o prêmio foram selecionados com base na avaliação durante a Feira Sabores do Paraná 2025.

Reconhecendo a qualidade e excelência de agroindústrias participantes do evento, o prêmio levou em conta os seguintes critérios: sabor, que considera a qualidade, o equilíbrio e a autenticidade do produto; inovação, que leva em conta a criatividade da proposta, o uso de ingredientes e processos diferenciados; e a história de origem do produto, do impacto social e da trajetória do produtor.

BANCO DE ALIMENTOS – A equipe das Ceasa esteve em contato direto com os cidadãos. Uma das atividades realizadas foi a apresentação do programa Banco de Alimentos, que tem o objetivo de promover o abastecimento e o acesso à alimentação complementar para pessoas em vulnerabilidade social, nutricional e instituições sociais. O propósito é arrecadar e distribuir gratuitamente alimentos não comercializados no atacado ou fora de padrão, mas ainda em condições próprias de consumo.

SELO ADAPAR – Servidores da Adapar atenderam a população com banners educativos, mostrando como funciona a certificação da produção, desde o acompanhamento técnico, o uso racional dos insumos agrícolas, as inspeções, as coletas de amostras para análise de resíduos e todo o processo que permite que o produtor utilize o Selo Adapar de Boas Práticas Agrícolas, possibilitando a diferenciação e valorização do produto.

DATA MUNDIAL – A data de 16 de outubro foi instituída em 1979 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo é conscientizar a população global sobre a importância da alimentação saudável e da segurança alimentar, e marca também o aniversário de criação da própria FAO, em 1945, reforçando o compromisso internacional de erradicar a fome, promover dietas equilibradas e fortalecer sistemas alimentares sustentáveis.

Todos os anos, o Dia Mundial da Alimentação adota um tema central que reflete os desafios atuais da produção e do consumo de alimentos, como a preservação do meio ambiente, a valorização da agricultura familiar e o combate às desigualdades no acesso à comida. Neste ano, o tema é “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor” e envolve governos, escolas, organizações e comunidades em ações educativas e campanhas de mobilização social.

GALERIA DE IMAGENS