Superbateria móvel da Copel reforça estrutura energética da regional de Palmital

Com potência de 1 MW e capacidade de armazenamento superior a 1 MWh, a bateria reforça o sistema e sua função principal será a de estabilizar a tensão e minimizar os impactos de oscilações causadas por eventos externos, como condições climáticas severas. A potência é suficiente para abastecer 200 famílias pelo período de 24 horas. 
Publicação
04/08/2025 - 15:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel instalou em julho uma estação móvel de armazenamento de energia no município de Palmital, no Centro-Sul do Paraná. O equipamento, do tamanho de uma carreta, foi posicionado no terreno onde será construída uma nova subestação de alta tensão com 138 mil Volts, que pode beneficiar até16 mil pessoas da área urbana e rural do município e de cidades vizinhas.

Com potência de 1 MW e capacidade de armazenamento superior a 1 MWh, a bateria reforça o sistema e sua função principal será a de estabilizar a tensão e minimizar os impactos de oscilações causadas por eventos externos, como condições climáticas severas. A potência do equipamento também  é suficiente para abastecer 200 famílias pelo período de 24 horas. 

“É o maior sistema de armazenamento móvel de energia que existe hoje no país e resulta de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da Companhia. Sua função será primordial para atender a população de Palmital”, afirma Rodrigo Braun, engenheiro da Copel que acompanha o projeto.

A nova subestação integra o plano de expansão da infraestrutura de alta tensão da Copel para o período de 2026 a 2030. “Ela trará benefícios para a melhoria da qualidade de atendimento não apenas de Palmital, como também da região entre as cidades de Laranjeiras e Manoel Ribas. A estrutura irá interligar a rede de alta tensão, ampliando a capacidade e a disponibilidade de energia para os clientes”, destaca Graziella Gonçalves, gerente do Departamento de Ativos da companhia.

Além da futura subestação, Palmital também está sendo contemplada com investimentos em tecnologia. A cidade recebeu R$ 368,9 mil em ações voltadas à digitalização da rede e à implantação de medidores inteligentes, como parte do Programa Rede Elétrica Inteligente (REI). Somados, os investimentos em obras e modernização na Região Centro-Sul do Paraná superam R$ 527 milhões, incluindo projetos de redes de alta e média tensão e inovação no setor elétrico.

GALERIA DE IMAGENS