Trabalhos científicos sobre comportamento humano no trânsito de autores paranaenses colocaram o Estado em posição de destaque no XVI Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego e no V Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego, realizados em conjunto de 25 a 28 de setembro em Salvador, na Bahia.
Na área da psicologia, em primeiro lugar foi classificada a apresentação feita por profissionais de uma clínica credenciada ao Detran-PR, e em segundo lugar, empatados, dois trabalhos de servidores do Detran-PR. Todos foram premiados com Menção Honrosa.
Com a primeira colocação ficou a revisão narrativa “Quem se Arrisca Mais? Perfis Psicossociais de Risco no Trânsito”, de Valeria Morona, Regiane Witiski e Danilo Brandão, estes dois últimos psicólogos de clínicas credenciadas ao Detran-PR. Em seguida teve destaque o trabalho “Da Norma à Prática: Avaliação de Estrangeiros no Processo de CNH”, de Regiane Witiski, Carine Coas e Gustavo Fatori, sendo que Carine e Gustavo são servidores do Departamento de Trânsito do Paraná.
Empatado em segundo lugar, ficou o trabalho “Avaliação Psicológica Para o Trânsito: Práticas Nacionais”, de Carine Coas e Alessandra Bianchi (UFPR).
Já na área da Medicina, servidores do Detran-PR apresentaram dois resultados de pesquisas e estudos técnicos, sendo “Idosos no trânsito brasileiro: Desafios para a segurança viária e a saúde pública no contexto do envelhecimento populacional”, de autoria de Tatiana Gomara Neves, Dirceu Antônio Silveira Junior, Andréa Regina de Freitas Teixeira, Edson Keity Otta, Kelly Helena Correia Klein e Jorge Tiago Bastos.
O outro foi “Estabilidade x Progressão da Miopia em Adultos Jovens e de Meia Idade: Evidências Recentes”, de Andréa Regina Freitas Teixeira, Dirceu Antonio Silveira Junior, Flávio Henrique dos Santos Teixeira, Tatiana Gomara Neves, Lilian Kondo e Gustavo Fatori.
O chefe da Divisão de Medicina e Psicologia e coordenador-geral da Junta Recursal Médica e Psicológica do Detran-PR, Gustavo Fatori, destacou que a participação do órgão em eventos deste porte consolida o Estado como referência nacional em segurança viária e saúde no trânsito.
“A apresentação dos trabalhos foi bem avaliada e mostra a qualidade técnica dos nossos profissionais, não apenas os autores dos trabalhos mas de forma geral. E isso reflete a qualidade do trabalho desenvolvido tanto pelo Detran-PR e suas unidades quanto nas clínicas credenciadas, reforçando o nosso Estado como um polo de inovação e excelência”, afirmou.
Os congressos de medicina e psicologia do tráfego reuniram especialistas nacionais em saúde e segurança no trânsito, incluindo médicos e psicólogos do tráfego, líderes do setor, autoridades públicas, pesquisadores e acadêmicos para fomentar e atualizar as discussões pertinentes à área, além de promover troca de experiências e fortalecer as atuações profissionais. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit).
Para o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, o êxito nas apresentações demonstra a excelência técnica do Estado. “O comprometimento com a vida é o que move o nosso trabalho diário, e fazemos isso através de uma abordagem séria, científica e profundamente humana sobre o comportamento no trânsito. A segurança viária começa no conhecimento e é isso que o Paraná está produzindo e entregando ao Brasil”, disse.