A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi premiada nesta quarta-feira (13) na 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico Trata Brasil pelo exemplo de Curitiba. A capital paranaense conquistou o terceiro lugar entre as capitais brasileiras no ranking geral do saneamento de 2025 do Instituto Trata Brasil (ITB) e é a primeira nos indicadores que abrangem a universalização, sendo a única do País que já atingiu as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, com nota 10 nos quesitos atendimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, recebeu a premiação na cerimônia, realizada na sede da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, ao lado do diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da Prefeitura de Curitiba, Antônio Carlos Gerardi.
Bley afirmou que o reconhecimento é resultado de um plano robusto de investimentos da Companhia, mantendo não só a capital, mas todo o Paraná como referência em saneamento. De 2019 a 2024, a Sanepar empregou R$ 8,8 bilhões em investimentos nos sistemas de água e esgoto dos municípios paranaenses visando atingir o marco legal antes da meta. Desse valor, R$ 1,18 bilhão foram destinados a ampliações da rede, novas infraestruturas e melhorias do saneamento em Curitiba.
“Nosso desafio é acompanhar uma cidade com ritmo acelerado de crescimento e continuar com a universalização, que não é um passo dado nos últimos anos, mas vem de um trabalho feito há 62 anos. O trabalho que fazemos na Capital também fazemos em outros 345 municípios, sendo que 32 deles já têm saneamento universalizado”, destacou Bley.
Além de Curitiba, outras quatro cidades paranaenses foram destaque no Ranking do Saneamento Trata Brasil 2025, publicado em julho. Foz do Iguaçu (10º lugar), Londrina (19ª), Maringá (14º) e Ponta Grossa (13º) estão no Top 20 do Brasil.
SERVIÇO DE ALTA QUALIDADE – O diretor-presidente também ressaltou a qualidade do tratamento da água e do esgoto feito pela Companhia. “Talvez a melhor característica de tudo o que fazemos é que 100% do esgoto é tratado com o olhar de da legislação mais rigorosa de todo o Brasil, e devolvemos ao rio uma água quase potável”, disse.
Curitiba tem 100% da população abastecida com água tratada, 100% de coleta de esgoto e 97,14% de tratamento total do esgoto. No ranking geral, foi eleita a terceira melhor capital brasileira, atrás de Goiânia (GO) e São Paulo (SP). A cidade ficou na 18ª posição entre os 100 municípios de maior população no país.
“Este prêmio não é apenas um reconhecimento dos resultados alcançados, mas também um incentivo para continuarmos avançando. Curitiba reafirma que saneamento é saúde, é meio ambiente, é qualidade de vida e, acima de tudo, é compromisso com o futuro”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
A cidade também foi destaque em outros indicadores que analisaram os 100 municípios mais populosos do Brasil: é uma das 11 cidades brasileiras com 100% de atendimento no abastecimento de água; apenas Curitiba e Santo André (SP) atingiram 100% de atendimento total na coleta de esgoto; além disso, a Capital está entre as 31 cidades que universalizaram o tratamento do esgoto (com 97,14%, acima do mínimo de 80% exigido).
INVESTIMENTOS RECENTES – Um exemplo dos bons resultados de Curitiba em saneamento foi a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Belém, que resultou no aumento de 67% em sua capacidade, permitindo novas conexões ao sistema de esgoto da cidade. Além disso, a Sanepar implementou na Estação de Tratamento de Água Atuba Sul um inovador sistema de secagem térmica de lodo, que utiliza o próprio lodo e o biogás gerados na estação.
SANEPAR – Presente 345 municípios paranaenses, a Sanepar é responsável por um dos maiores programas de saneamento do país. Atualmente, 100% da população atendida pela companhia tem acesso à água tratada e mais de 81% tem coleta de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.
PREMIAÇÃO – A 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico é realizada pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento acontece desde 2015 e prestigia cidades que estão avançando nos indicadores de água e saneamento, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Sinisa) de 2023.