Pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL ganharam nesta quinta-feira (14) os novos prédios do Laboratório de Avaliação da Biodiversidade (Labio) e os Laboratórios Integrados de Pesquisa em Biomedicina (Lapeb), que passam a abrigar pesquisas integradas com foco na sustentabilidade e no tratamento de doenças. A cerimônia de entrega foi realizada no CCB, com participação de professores, estudantes, servidores e diversas autoridades.
As duas novas estruturas juntas somam mais de 2 mil metros de área e representam um investimento de mais de R$ 11 milhões – recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Tesouro do Estado do Paraná.
Os novos prédios se juntam ao complexo de laboratórios da Universidade formado pela rede de Laboratórios Multiusuários e pelos Laboratórios Integrados. Os recursos foram captados em editais da Finep em 2012 e 2013. A partir daí foram desenvolvidas as etapas de projetos, licitações, contratação de empresas até a construção, envolvendo várias administrações da UEL.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou que os novos espaços conectam a UEL no enfrentamento de problemas da sociedade ligados a áreas vitais, como o meio ambiente e a saúde. "As pesquisas agora passam a contar com espaço adequado", afirmou.
Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, a transferência dos equipamentos dos antigos laboratórios começam já a partir dessa semana. “Estamos entregando esses espaços revitalizados que vão beneficiar toda a comunidade acadêmica que consequentemente vai impactar o conjunto da sociedade”, declarou.
ESFORÇOS – O coordenador do Labio, Luiz dos Anjos, explicou que pelo menos 17 professores dos Departamentos de Biologia Animal e Vegetal e de Biologia Geral do CCB deverão atuar de forma integrada e interdisciplinar em projetos de análises ambientais. Luiz trabalha com aves e pretende compartilhar experiências com outros pesquisadores que atuam com insetos, abelhas e mamíferos.
“Vamos congregar pesquisadores que se preocupam com a conservação da biodiversidade, integrando os estudos”, definiu. Ele exemplificou que uma proposta é criar métricas de qualidade ambiental, ou seja, índices numéricos que possam informar a parte conservada de fragmentos ambientais. O objetivo é verificar o grau de preservação dessas áreas.
Já os Laboratórios Integrados de Pesquisa em Biomedicina deverão abrigar pelo menos nove pesquisadores do CCB e Centro de Ciências da Saúde (CCS) que coordenam equipes que trabalham em projetos de áreas como patologia, imunologia, doenças cardíacas e outras. A coordenação será do professor Phileno Pinge Filho, do Departamento de Microbiologia. A pesquisa do Lapeb buscará desenvolver projetos integrados, considerando que os tratamentos de doenças precisam ser abordados sob diversos aspectos.
PROINFRA – A Universidade Estadual de Londrina segue com diversas obras em andamento financiadas com investimento de R$ 26,7 milhões do Programa de Apoio à Infraestrutura (ProInfra/2024), em 20 pontos do campus universitário, em Londrina.
Em visita à UEL, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná esteve nos laboratórios do Centro de Ciências Exatas (CCE) que foram beneficiados com computadores e capelas de exaustão. Também visitou o Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), que recebeu obras de pintura externa dos prédios, e a Fazenda Escola, que ganhou pavimentação asfáltica e equipamentos para atender projetos de ensino, relacionados aos cursos de agrárias como tratores e implementos agrícolas.
As obras acontecem desde o início do ano e os recursos provenientes do ProInfra já foram destinados para manutenções em diferentes setores da Universidade. O recurso possibilitou ainda as obras de adequação na rede de água da universidade, além de outras melhorias e adequações no Campus da UEL.