A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou nesta semana a cerimônia de posse dos servidores docentes aprovados em concurso público de provas e títulos, realizado em 2023. Nomeados pelo Decreto Estadual nº 10.944, publicado no Diário Oficial do Estado, nº 11.967, de 18 de agosto, os docentes passam a integrar o quadro efetivo da Carreira do Magistério Público do Estado do Paraná, atuando em Jacarezinho e Cornélio Procópio.
A solenidade, realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria, reuniu autoridades acadêmicas, familiares e amigos, marcando o início de uma jornada na educação superior. Após o momento da assinatura de posse ocorreu uma confraternização.
O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, celebrou a chegada dos novos membros do corpo docente na Instituição. “Este é um momento especial, que marca o início de uma nova e promissora etapa na vida profissional de cada um de vocês. A partir de hoje vocês passam a integrar um corpo docente comprometido com a promoção do ensino de qualidade, de pesquisa inovadora e da extensão transformadora, pilares fundamentais da nossa universidade”, ressaltou.
- Estado seleciona empresas para transformar pesquisas em negócios inovadores
- Governo do Paraná forma 30 especialistas em gestão cultural para fortalecer o setor no Estado
“Ser docente vai muito além de transmitir conhecimentos, é formar cidadãos, inspirar futuros e dedicar-se à nobre missão de educar. Que os desafios do cotidiano sejam fontes de aprendizado e crescimento, e que cada conquista seja motivo de orgulho e motivação para seguir em frente. Parabéns aos novos professores e professoras. Que esta jornada seja repleta de realizações, aprendizados e inspiração. Sejam bem-vindos à nossa equipe. Viva a UENP, viva o ensino público e viva a universidade para todos", finalizou.
A pró-reitora de Recursos Humanos da UENP, Maria José Quina Galdino, parabenizou os novos professores e enalteceu o trabalho da equipe envolvida com a realização do concurso, desde os colegiados de curso, conselhos de centro, conselhos de campi e comissão organizadora, que executou o processo. “É uma imensa satisfação para a Pró-reitoria receber vocês. Esse é um momento muito esperado na nossa Universidade. Vocês podem contar conosco para o que precisarem e que pelos próximos 35 anos vocês fiquem com a gente”, destacou.
A Lei Geral das Universidades permitiu que a UENP preenchesse até 80% do quadro dos efetivos, seja com docentes ou agentes. Há alguns anos esse indicador era de 65%. A expectativa é atingir 100% com a realização do próximo concurso.