Uma das estrelas do Verão Maior, Ana Castela tem o Paraná como berço da ascensão musical

Reconhecida como um dos principais nomes do chamado agronejo, a artista acumula prêmios e recordes. Foi eleita Revelação do Ano em premiações nacionais ligadas à música e às redes sociais e, em 2024, conquistou o Grammy Latino pelo álbum "Boiadeira Internacional".
Publicação
27/01/2026 - 08:10

Confira o áudio desta notícia

Com apenas 22 anos, Ana Castela consolidou-se como um dos maiores fenômenos da música brasileira da atualidade. Nesta sexta-feira (30), às 22h, em Matinhos, a cantora vai levar a força do agro para o litoral paranaense em um show gratuito na areia da Praia Brava. Além da cantora, o final de semana será marcado por apresentações lotadas dos artistas Fernandinho, Léo & Raphael, Murilo Huff, Gian & Giovani, Paralamas do Sucesso e Inner Circle.

Ana Castela iniciou a carreira profissional em 2021, com o lançamento de “Boiadeira”, música que não apenas apresentou a cantora ao grande público, como também definiu a identidade que a acompanharia dali em diante. A canção, feita em parceria com o duo Us Agroboy, rendeu o apelido que se tornaria marca registrada e abriu caminho para uma ascensão rápida no cenário sertanejo.

A projeção nacional veio no ano seguinte, impulsionada pelo sucesso de “Pipoco”, parceria com Melody e DJ Chris no Beat. A música ampliou o alcance da artista para além do público tradicional do sertanejo. O sucesso foi tanto que Ana Castela iniciou uma constante liderança no topo das paradas de sucesso. Hoje, ela é a artista que mais liderou o ranking da Billboard no Brasil, com 45 semanas em primeiro lugar entre os nomes mais ouvidos nas plataformas digitais.

Reconhecida como um dos principais nomes do chamado agronejo, a artista acumulou prêmios e recordes desde então. Foi eleita Revelação do Ano em premiações nacionais ligadas à música e às redes sociais e, em 2024, conquistou o Grammy Latino pelo álbum "Boiadeira Internacional".

A continuação do bom resultado é fruto do intenso trabalho realizado. No mês de maio de 2025, a cantora lançou o álbum “Let’s Go Rodeo”, em parceria com o DJ Diplo, que tem o hit “Olha Onde eu Tô”. A produção ampliou a projeção internacional da cantora com mais uma indicação ao Grammy de melhor disco de sertanejo do ano de 2025.

Para se ter noção da ascensão meteórica no meio digital, no primeiro ano de sua carreira, quando ficou conhecida nacionalmente com os hits “Boiadeira” e “Nóis é da roça bebê”, o canal da Ana no YouTube tinha 17 milhões de visualizações. Agora, cinco anos depois, no primeiro mês de 2026, o número cresceu mais de 140 vezes: são mais de 2,4 bilhões de visualizações no total.

Com mais de 16 milhões de ouvintes mensais no Spotify, e 23 milhões de seguidores no Instagram, Ana Castela integra o primeiro escalão do sertanejo na atualidade. Seu principal sucesso, “Solteiro Forçado", ultrapassa 700 milhões de reproduções nas plataformas musicais.

CONEXÃO COM O PARANÁ – Antes de ser nacionalmente famosa como Ana Castela, a jovem Ana Flávia se mudou para Campo Mourão, no Centro-Oeste paranaense, e fez cursinho para prestar vestibular de Medicina. Contudo, sua passagem pela cidade, que é força nacional do agro, durou apenas dois meses. Com o início da pandemia da Covid-19 no Brasil no início de 2020, Ana voltou para Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul, para morar na fazenda dos pais.

Foi no estado mato-grossense que a jovem iniciou a fama. Ela, que não gostava de cantar e nem de gravar vídeos, fez exatamente o oposto. De bota, chapéu e montada no cavalo, Ana postou um vídeo no Twitter/X cantando a música “Vaqueiro Apaixonado”, do Loubet, cantor que não saía de seus ouvidos na época.

Com carisma inegável, o vídeo viralizou. Foi nessa oportunidade que a cantora começou a postar mais vídeos de sua rotina na roça. Em 2021, com o lançamento do primeiro hit, “Boiadeira”, a cantora se mudou para Londrina, onde passou a gravar com a AgroPlay, produtora musical sediada na cidade.

Cinco anos depois, a cantora ainda reside na quinta cidade mais populosa do Sul do País. O lugar é conhecido como Rancho Agroplay, que serve como centro criativo de produção musical e onde também mora com a família. Neste lugar que também é a sua casa, Ana mantém uma impressionante coleção com mais de 100 chapéus e botas, além de uma variedade de bonecas Barbie e cartas de seus fãs.

A confiança no potencial comercial do Estado foi tanta que os seus dois álbuns ao vivo foram gravados em cidades do Paraná. O primeiro, com vários hits e sucessos autorais, "Boiadeira Internacional" foi gravado em 2024 em Santa Terezinha de Itaipu, cidade no Oeste paranaense, diante de 70 mil pessoas, e rendeu uma turnê com apresentações em Portugal e nos Estados Unidos.

Também em 2024, Ana Castela gravou em Londrina, no Norte do Paraná, o álbum "Herança Boiadeira". O projeto é focado no resgate das raízes sertanejas com modões, clássicos e músicas inéditas e contou com participações de artistas consagrados como Rionegro & Solimões, Eduardo Costa e Trio Parada Dura. A produção foi feita justamente na sua residência, no Rancho Agroplay, propriedade que também conta com um campo de futebol, um haras, um hipódromo e uma mansão.

Confira os horários dos shows da semana no Litoral:

Palco Matinhos

29 de janeiro - Fernandinho - 21 horas

30 de janeiro - Ana Castela - 22 horas

31 de janeiro - Paralamas do Sucesso - 20 horas;

31 de janeiro - Inner Circle - 22 horas

Palco Pontal do Paraná

30 de janeiro - Léo & Raphael - 20 horas

30 de janeiro - Murilo Huff - 22 horas

31 de janeiro - Gian & Giovani - 20 horas

31 de janeiro - Teodoro & Sampaio - 22 horas

GALERIA DE IMAGENS