O Museu Oscar Niemeyer será o único representante da América do Sul na conferência internacional Hands On 2025, que acontecerá de 25 a 28 de novembro no Eureka! The National Children’s Museum, em Liverpool, na Inglaterra. O programa MON Primeiros Passos, direcionado a bebês de 1 a 3 anos, foi selecionado entre inscritos de vários países. O evento tem como tema “Making a Difference – to children’s lives; across our sector and in society” (ou “Fazendo a diferença – na vida das crianças; em nosso setor e na sociedade”).
“Ser selecionado para um evento internacional é o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe que faz do Museu Oscar Niemeyer um espaço vivo, cada vez mais inclusivo e democrático”, afirma a diretora-presidente Juliana Vosnika. “O MON tem como uma de suas metas alcançar todos os públicos, oferecendo sempre as melhores experiências aos visitantes”.
ARTE PARA BEBÊS – Por meio de investigações e ações multissensoriais, o programa MON Primeiros Passos, promovido mensalmente pelo Museu Oscar Niemeyer, proporciona para bebês de 1 a 3 anos um contato sensível com a arte e com o espaço do Museu.
Os encontros envolvem dinâmicas, oficinas e atividades nas exposições em cartaz e no Espaço de Oficinas (subsolo do MON). Os pequenos participantes devem estar sempre, obrigatoriamente, acompanhados por um adulto, que atua como mediador entre o bebê e as propostas durante as ações.
Desde sua criação, em 2023, o MON Primeiros Passos já atendeu mais de 700 pessoas, entre bebês e seus responsáveis. Os participantes são famílias, turistas e pessoas atendidas por instituições de ação social. Por oferecer uma abordagem multissensorial, o programa atrai também a participação de bebês com deficiência, como deficiência visual, paralisia cerebral e autismo, o que reforça o papel inclusivo do MON.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
















