O Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo do Estado –, promoveu neste sábado (28) mais duas capacitações de agentes de viagens e profissionais do turismo sobre os potenciais e atrativos paranaenses. As ações aconteceram em Curitiba, durante a Famtur da CVC Viagens, e em São Paulo, durante evento da Meeting Corporativo. Nos dois eventos, mais de 160 pessoas estiveram presentes.
Na capital, o evento teve início na última quinta-feira (26) e segue até este o domingo (29). Cerca de 50 pessoas, entre agentes de viagens e executivos da empresa, foram impactados pelo órgão de promoção.
Eles também visitaram atrativos do Estado, e conheceram in loco a gastronomia e os serviços qualificados do turismo paranaense. A expectativa é de que os profissionais levem esse conhecimento para o seu dia-a-dia, impactando em mais vendas do destino Paraná aos seus clientes.
"Nós mostramos o que temos de melhor em relação ao turismo paranaense, de Leste a Oeste. Eles vão voltar para casa com uma bagagem cheia de novos conhecimentos para vendas, como o turismo de inverno de Curitiba, a história e gastronomia do Litoral, a natureza do interior e a imponência das Cataratas do Iguaçu em Foz", disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Famtour é uma modalidade de evento organizado por agências e operadoras, focado em capacitações e visitas presenciais, em que empresas, agentes e filiados são convidados a conhecer um destino e seus serviços presencialmente. Nessas programações, os profissionais conseguem visualizar in loco e passar por experiências exclusivas, facilitando uma futura venda daquele destino aos turistas.
"Foi uma experiência encantadora e enriquecedora, porque traz uma mentalidade totalmente diferente do que estávamos imaginando. O Estado é maravilhoso, o povo é acolhedor, então isso vai impactar as vendas não só dos agentes quanto da empresa também. A capacitação ajuda a trabalhar com estratégias, ofertando esse destino com mais propriedade e sabedoria para os nossos clientes", citou Patrícia Batista, executiva da CVC em Paraíba e no Rio Grande do Norte.
VER E VENDER MELHOR - Na sexta-feira (27), o grupo da CVC realizou uma imersão in loco na cultura e nas tradições de municípios do Litoral do Paraná. Descendo a Serra do Mar pela Estrada da Graciosa, os agentes de viagens tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica da bala de banana Bananina e a Igreja do Pilar, em Antonina, além do Museu da Hisgeopar, comer o Barreado no restaurante Stazione e visitar o centro histórico de Morretes, às margens do Rio Nhundiaquara. O retorno não poderia ser de forma mais especial: subir a Serra nos vagões Boutique do trem operado pela Serra Verde Express.
Segundo Larissa da Silva Maia, agente de viagens de Fortaleza (CE), o seu público-alvo e clientela, em geral, são pessoas da capital do Ceará, famílias e turistas buscando por lazer.
"É a primeira vez que visito o Paraná e com certeza vou incluir o destino nos meus pacotes. Eu acho que o passeio até o Litoral tem que estar no roteiro de todo mundo que visita o Paraná, junto com os parques curitibanos, que tenho certeza que meus clientes vão se interessar", contou.
Para o agente Fabio Lucas, que atende o interior de São Paulo, o Paraná é um destino para todos. "O pacote é ótimo e promove um grande entretenimento. Cabe para todos os públicos, desde famílias com crianças até a melhor idade. Eu sou MEI, então é muito importante conhecer o destino presencialmente, porque entendemos melhor o que é ofertado e conseguimos vender da forma mais eficaz possível aos turistas", disse.
Ana Caroline Araújo, de Belo Horizonte (MG), trabalha com a venda de pacotes, sobretudo, para turistas de sua capital e região. "O mineiro gosta muito de conhecer comidas típicas, então adoramos experimentar o Barreado e a culinária local do Paraná. Além disso, a parte histórica do Litoral é muito forte, o que também atrai o público de Minas Gerais. Essa mescla entre cultura e lazer cabe nas minhas vendas", explicou.
De Campinas (SP), o agente André Gabriel Félix vende pacotes, em geral, para turistas de São Paulo capital e região. "Assim como muitos, eu sempre tive vontade de conhecer o Paraná e hoje estou realizando esse sonho. Já existia uma demanda por pacotes para cá entre os meus clientes, mas, agora, eu consigo vender bem melhor esse destino. A variedade de paisagens, entre metrópoles, vilarejos e mata nativa é incrível, além do trem, que é um show a parte. São Paulo é bem perto daqui, uma viagem rápida de avião, então vale a pena", citou.
Até o final da programação, o grupo ainda realiza um City Tour por Curitiba e participa de um jantar especial no restaurante Madalosso, no tradicional bairro Santa Felicidade.
EMPRESÁRIOS APROVAM - Durante a visita aos destinos, os profissionais entraram em contato com muitos empreendimentos e serviços turísticos paranaenses.
O histórico e tradicional Nhundiaquara Restaurante e Hotel, em Morretes, chamou atenção dos participantes. Fábio Luiz Smaniotto, proprietário do estabelecimento, reconhece a importância do Estado apoiar a programação.
"Morretes está em um momento de transformação, buscando se tornar um destino também de hospedagem, não apenas de passeio e trânsito. Para nós é importante, porque temos inúmeras pousadas na cidade, e quando os agentes conhecem presencialmente e percebem que há mão de obra qualificada, eles podem nos ajudar nesse desafio de fazer mais turistas pernoitarem aqui", contou.
MEETING - Ainda na manhã deste sábado (28), o Viaje Paraná participou do Meeting Corporativo, em São Paulo (SP), onde 115 agentes e representantes de empresas responsáveis pela organização, promoção de eventos e viagens corporativas foram capacitados pelo órgão sobre os destinos, atrativos e potenciais do turismo paranaense para o segmento M.I.C.E (Turismo de Negócios e Eventos).
“Estamos percebendo um avanço grande com essas participações do Viaje Paraná em capacitações com esses profissionais do turismo. Isso está se consolidando no número de turistas, especialmente estrangeiros, cada vez maior no nosso Estado”, afirma Eduardo Aguiar, diretor de Promoção Comercial do Viaje Paraná.
BALANÇO - Durante toda a semana, foram quatro capacitações em Famtour, evento e Road Shows. Somando as grandes convenções com os famtours e capacitações em outros eventos ao redor do Brasil, o Estado atinge a marca de mais de 14,7 mil agentes de viagens, empresários e profissionais do turismo já capacitados pelo Viaje Paraná desde janeiro de 2024.