Consultar piso salarial regional

O que é

Por meio desse serviço, você pode consultar os valores mínimos que podem ser pagos aos trabalhadores do Paraná. O salário mínimo regional foi estipulado levando em conta o desenvolvimento do estado. O valor é ajustado anualmente, conforme o percentual aplicado para o mínimo nacional, e determinado por lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Quem pode consultar

Qualquer pessoa.

Onde consultar

Na internet.

Como consultar

Consulte a legislação para verificar o piso de cada grupo:

• GRUPO I - Trabalhadores Agropecuários, Florestais e da Pesca, correspondentes ao Grande Grupo 6 da Classificação Brasileira de Ocupações;
  • GRUPO II - Trabalhadores de Serviços Administrativos, Trabalhadores dos Serviços, Vendedores do Comércio em Lojas e Mercados e Trabalhadores de Reparação e Manutenção, correspondentes aos Grandes Grupos 4, 5 e 9 da Classificação Brasileira de Ocupações;
  • GRUPO III - Trabalhadores da Produção de Bens e Serviços Industriais, correspondentes aos Grandes Grupos 7 e 8 da Classificação Brasileira de Ocupações;
  • GRUPO IV - Técnicos de Nível Médio, correspondentes ao Grande Grupo 3 da Classificação Brasileira de Ocupações.

Prazo

A consulta é imediata.

O que diz a lei

Os reajustes foram determinados pela Lei nº 11.877, de 15 dezembro de 2021, e atualizados em 2022 pelo Decreto 6928. A lei não se aplica aos empregados que têm Piso Salarial definido em Lei Federal, Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho e aos Servidores Públicos.

Forma de atendimento:

Integralmente na Internet