Ações preventivas dos Bombeiros mantêm índices baixos de salvamentos no Verão Maior

Dados mostram que, mesmo com o aumento de veranistas no Litoral, as ações de salvamento em águas são muito inferiores às orientações e advertências feitas pelos guarda-vidas nos postos espalhados pela orla e rios da região.
Publicação
24/12/2025 - 14:04

Confira o áudio desta notícia

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), sob coordenação da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), avança nas orientações de prevenção a afogamentos durante as operações do Verão Maior Paraná, programa do Governo do Estado. Os dados da corporação demonstram que, mesmo com o aumento de veranistas no Litoral, as ações de salvamento em águas são muito inferiores ao número de orientações e advertências feitas pelos guarda-vidas nos postos espalhados pela orla e rios da região.

Foram registradas 11.440 orientações e 3.193 advertências dos guarda-vidas desde o início do Verão Maior Paraná no sábado, dia 20 de dezembro, até o dia 23 de dezembro, terça-feira. No mesmo período foram 66 operações de salvamento, ou 173 vezes menos salvamentos do que orientações e 48 vezes menos do que advertências. Os números mostram, ainda, que no período ocorreram 6 afogamentos, ou 5,6% de todas as vezes em que os guarda-vidas foram acionados ao salvamento.

A maior parte dos resgates aconteceu em Matinhos, seguido por Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá. De acordo com a capitã Tamires Pereira, as ações preventivas auxiliam na manutenção dos índices. “Quando o banhista curte o mar em frente ao posto de guarda-vidas, recebe orientações constantes para evitar entrar em área de risco. Além disso, o tempo de resposta em caso de afogamento é mais curto e eficaz”, afirma.

AÇÕES PREVENTIVAS - Os dados do Corpo de Bombeiros demonstram que foram 1.365 as ações preventivas direcionadas aos banhistas. “Atuamos com campanhas educativas distribuindo pulseirinhas, gibis e folders para crianças e adultos explicando sobre as bandeiras e a importância de banhar-se em área protegida”, afirma a capitã Tamires sobre as ações desenvolvidas pela corporação como parte das operações do Verão Maior.

O CBMPR já distribuiu 321 pulseirinhas de identificação das crianças nas praias, com nomes dos pais e um telefone de contato. O resultado da ação até agora é de 33 crianças que haviam se dispersado nas praias e foram encontradas e encaminhadas aos responsáveis. 

Outro cuidado na praia é com as águas-vivas, cujos tentáculos causam irritação e queimaduras na pele. Desde o início do Verão Maior, os bombeiros atenderam 335 pessoas que tiveram contato com os animais no mar.

Polícia Científica instala posto avançado de perícias no Litoral durante o Verão Maior Paraná

PREVENÇÃO - O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná alerta que a prevenção é sempre a melhor estratégia para evitar afogamentos. É preciso perguntar ao guarda-vidas qual é o melhor local para banho e manter-se em área protegida, entre as bandeiras vermelho sobre amarelo; ter a máxima atenção com as crianças; nadar longe de pedras, estacas ou piers e cuidar com valas e correntes de retorno, indicadas pelos guarda-vidas.

Evitar bebidas alcoólicas antes de entrar na água e respeitar a sinalização feita pelos guarda-vidas também são cuidados fundamentais. “Quanto mais prevenções fazemos, menos afogamentos ocorrem. Estamos sempre enfatizando a educação preventiva, para que a população compreenda a dinâmica da prevenção ao afogamento”, reforça Tamires Pereira.

Fonte do Artigo
Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Verão Maior Pr, governo do paraná

GALERIA DE IMAGENS