Primeira capital brasileira a atingir o marco da universalização dos serviços de tratamento de água e esgoto, Curitiba recebeu na noite desta quarta-feira (24) o título de cidade com melhor saneamento do País, eleita pelo ranking Connected Smart Cities 2025.
“Essa premiação é o reconhecimento de um trabalho da Sanepar em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba para assegurar saúde e qualidade de vida às pessoas. Curitiba é uma referência nacional e queremos continuar com esses bons investimentos, para acompanhar o ritmo de crescimento da cidade”, afirmou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
A premiação aconteceu durante o evento Connected Smart Cities 2025, em São Paulo (SP), que discutiu temas como mobilidade, sustentabilidade, saneamento, transformação digital e participação social.
O ranking do Connected Smart Cities (CSC) avalia as cidades em 13 eixos temáticos e atribui notas de zero a 100 em cada um deles, considerando valores de referência; objetivos internacionais, meta ODS, universalização e referências.
No Eixo Resíduos Sólidos, Esgotos e Água, os municípios foram avaliados em 10 indicadores, sendo: Porcentagem de população com coleta regular de resíduos sólidos (domiciliar), de resíduos sólidos urbanos que são reciclados, de quantidade total de resíduos plásticos reciclados, de população atendida por sistemas de coleta e afastamento de esgoto, de esgoto que recebe tratamento centralizado, de população com serviço de abastecimento de água potável, de perdas de água e separação entre esgoto e drenagem pluvial no sistema de esgotamento; consumo doméstico total de água per capita (litros/dia) e total de coleta de resíduos sólidos per capita.
MAIS INVESTIMENTOS – Curitiba tem 100% de cobertura de água tratada e 99,3% de coleta e tratamento de esgoto e, segundo o ranking Trata Brasil 2025, é a única capital que já atingiu as metas estabelecidas para 2033 do Novo Marco Regulatório.
Para manter a excelência do atendimento da população, os investimentos da Sanepar e do Governo Estadual são constantes.
O mais recente foi no último dia 16, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou dois contratos de financiamento no valor total de R$ 456 milhões para ampliação e melhoria da rede de esgoto da Capital.
Entre as obras, estão previstos 73 km de novas tubulações e a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto CIC-Xisto, ampliando a população atendida por este sistema de 426 mil para 693 mil habitantes; além da troca de 73 km de tubulações nos bairros Butiatuvinha (Bacia Passaúna), Ganchinho e Caximba e a padronização das ligações existentes e instalação de novas ligações, beneficiando 750 famílias de baixa renda da região.
Além disso, estão sendo investidos no saneamento de Curitiba e Região Metropolitana cerca de R$ 1 bilhão em intervenções de ampliação e melhoria do sistema integrado de abastecimento de água (Saic). Entre as obras, está a ampliação do centro de reservação do Tatuquara e a instalação de 170 km de redes subterrâneas.
SELO DIAMANTE – A Capital do Paraná também foi a única cidade do Brasil a receber, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, o Selo CSC Diamante em Ecossistema de Inovação. O selo é o reconhecimento máximo concedido pela plataforma multidimensional Connected Smart Cities, em parceria com a Exxas. Nesta edição, 50 municípios brasileiros foram avaliados e classificados em cinco níveis de desempenho em práticas de governança tecnológica: Aspirante, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Somente Curitiba recebeu o Diamante.
A avaliação dos municípios no levantamento considerou seis eixos temáticos: Políticas e Estratégias de Inovação; Participação e Colaboração das Hélices; Transparência e Acesso à Informação; Cultura da Inovação; Ambientes de Inovação; e Resultados de Inovação.
SOBRE O CSC – O Connected Smart Cities é reconhecido como a principal plataforma de Cidades Inteligentes no Brasil envolvendo empresas, entidades, universidades e governos.