Com estande lotado, Biblioteca Pública do Paraná leva a cena literária paranaense à Flip

Rodas de conversa sobre Paulo Leminski, homenageado nesta edição do evento, é uma das atividades no estande da BPP. No espaço, haverá ainda lançamento e distribuição gratuita de livros do edital Outras Palavras, promovido pela Secretaria da Cultura do Paraná com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Publicação
31/07/2025 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Em sua primeira participação na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) apresenta obras e incentiva a participação de escritores e escritoras paranaenses em mesas de conversa. Além da programação organizada pela instituição, outros autores e autoras do Estado integram eventos ao longo do segundo dia da 23ª edição da Flip, que presta homenagem ao paranaense Paulo Leminski.

No estande da BPP, localizado na Praça Aberta de Paraty, foram duas mesas de conversa nesta quinta-feira (31). Às 11h, Julia Raiz, autora de “Diário: a Mulher e o Cavalo” e “Metamorfoses do Sr. Ovídio”, participou do bate-papo “Romance, memória e luta de classes”, com mediação da tradutora Emanuela Siqueira.

No período da tarde, às 14h, a mesa “Leminski Compositor” reuniu Estrela Leminski, escritora e filha de Paulo Leminski; Patricia Palumbo, jornalista especializada em música; e Juliana Cortes, cantora e produtora musical. Além de seu trabalho como poeta, tradutor e crítico literário, Leminski também compôs letras de música e teve suas canções gravadas por artistas como Caetano Veloso, Itamar Assumpção e Ney Matogrosso.

Este material está compilado no projeto Songbook Paulo Leminski, que reúne o conjunto de suas composições, retirado de cadernos, rascunhos, fitas K7 e até de guardanapos, e que conta com mais de 100 músicas, muitas inéditas.

Para Juliana Cortes, participante da roda de conversa, esse foi um momento importante de diálogo. "Falar sobre as músicas do Paulo Leminski na Flip é um sonho. Curitiba hoje é o lugar mais ensolarado do planeta terra", disse.

MAIS NOMES – Além do estande da BPP, mais nomes da literatura paranaense participaram da programação da Flip nesta quinta. Às 15h30, Jefferson Assunção e Áurea Leminski, também filha do poeta homenageado, conversaram no bate-papo “40 Anos do MinC e 80 anos de Leminski”, na Casa MinC. Em seguida, às 16h, na Casa Acaso, a mesa de conversa “Os elefantes já estão na cidade” incluiu com Luci Collin, Mateus Baldi, Noemi Jaffe, Caetano Galindo e Marcelino Freire, com mediação de Rogério Tavares.

"Começamos com o pé direito. O Paraná chegou com força na Flip 2025, levando o talento dos nossos autores e autoras para o coração de Paraty. Hoje foi só o primeiro dia, e já tivemos mesas potentes. Até domingo, o estande da Biblioteca Pública do Paraná segue como um ponto de encontro da cultura paranaense com o Brasil", afirmou Luciana Casagrande Pereira, secretária da Cultura do Paraná, que está presente na Flip.

Para o diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, a recepção do público foi calorosa neste primeiro dia. "A BPP marca presença com um estande repleto de programação. E isso é só o começo: até domingo, temos muito mais pela frente”, destacou.

PROGRAMAÇÃO – Na sexta-feira, 1º de agosto, às 11h, o estande da Biblioteca recebe Luci Collin para a mesa de conversa “Poesia – razão de ser”, com mediação de Ivan Justen Santana. E a partir das 15h, os presentes poderão participar do lançamento e distribuição gratuita de livros do edital Outras Palavras, promovido pela SEEC com recursos da Lei Paulo Gustavo.

No sábado e domingo, dias 02 e 03, o evento continua com a distribuição gratuita de publicações de autores paranaenses editadas pela BPP.

FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY – A Flip é um dos principais eventos literários da cena nacional e internacional. Realizada anualmente em Paraty (RJ), a festa celebra a literatura e suas diversas expressões, atraindo escritores, leitores e entusiastas da literatura do mundo todo. Em 2025, a Flip está em sua 23.ª edição, que ocorre entre os dias 30 de julho a 03 de agosto, e o homenageado da vez é o escritor, poeta e intelectual curitibano Paulo Leminski.

GALERIA DE IMAGENS