Curso voltado a artes cênicas do Teatro Guaíra esgota vagas e terá nova edição em 2026

Destinada a artistas das artes cênicas com mais de 18 anos, o curso “Consciência Corporal e Integração Somática” tem carga horária de 16 horas e será ministrada por Carlos Cavalcante, bailarino, coreógrafo, fisioterapeuta e servidor de carreira do Teatro Guaíra,
Publicação
01/08/2025 - 09:10
Editoria

Devido à alta procura, as inscrições para as turmas de Curitiba do curso gratuito “Consciência Corporal e Integração Somática”, promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, foram encerradas. Nos próximos dias, todas as pessoas que se inscreveram receberão um e-mail da instituição confirmando a participação ou, nos casos em que as turmas já estiverem com lotação completa, verificando a possibilidade de remanejamento para outra data.

Caso haja desistências ou abertura de novas vagas ainda em 2025, as inscrições poderão ser reabertas. Além disso, diante do sucesso da iniciativa, o curso já tem nova edição confirmada para Curitiba em 2026, com início previsto a partir de janeiro. Em 2025, o curso também será realizado nas cidades de Arapongas e Jacarezinho. Os formulários de inscrição para essas localidades serão disponibilizados em breve.

Destinada a artistas das artes cênicas com mais de 18 anos, a formação tem carga horária de 16 horas e será ministrada por Carlos Cavalcante, bailarino, coreógrafo, fisioterapeuta e servidor de carreira do Teatro Guaíra, com ampla atuação nas áreas de educação somática, performance e criação artística.

A proposta do curso é ampliar a consciência corporal dos participantes por meio de práticas que integram movimento, autoconhecimento e expressão artística. A metodologia envolve tanto aspectos teóricos quanto vivências práticas relacionadas à motricidade, posturas psicofísicas, noções de Hatha Yoga e processos de criação coreográfica.

Mais informações e atualizações serão divulgadas nos canais oficiais do Teatro Guaíra. Acompanhe o site e as redes sociais para se manter informado sobre novas datas e formulários de inscrição.

Carlos Cavalcante tem uma trajetória consolidada nas artes cênicas e na educação somática. Formado pela Escola de Danças Maria Olenewa (RJ), foi bailarino do Balé Teatro Guaíra entre 1990 e 1997, onde também assinou coreografias no projeto Atelier Coreográfico. Atuou como professor na Escola de Dança Teatro Guaíra, no Balé Teatro Guaíra e no G2 Cia de Dança.

Com passagem por importantes projetos sociais como arte-educador, integrou ainda a equipe de implantação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em que também foi professor. Atualmente, além de fisioterapeuta especializado em práticas integrativas, Cavalcante desenvolve trabalhos como DJ, produtor musical e performer, unindo corpo, som e movimento.

GALERIA DE IMAGENS