A Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) lança nesta terça-feira (18) o documentário "Festival Espetacular de Teatro de Bonecos", que resgata a história do tradicional evento produzido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e que se tornou referência na arte milenar do teatro de bonecos. A exibição será gratuita e acontece às 15h na Cinemateca de Curitiba, marcando as comemorações dos 40 anos da Associação.
O Festival Espetacular de Teatro de Bonecos foi criado em 1991 e consolidou-se como um marco cultural do Paraná, englobando diferentes vertentes como Teatro de Marionetes, Formas Animadas, Fantoches, Teatro de Sombras e outras variações artísticas. "Este evento é uma celebração da arte milenar do teatro de bonecos e destaca-se não só pela diversidade de linguagens, mas também pela importância de manter viva essa arte", afirma Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
O documentário representa um importante trabalho de resgate histórico sobre o festival. "Gerações de artistas, entusiastas e público que acompanharam este festival por anos se fazem a pergunta: como ele se manteve com tamanha relevância? Com o tempo, muitas informações foram se perdendo", afirma Inecê Gomes, presidente da APRTB e curadora do festival.
"O festival influenciou muitos outros festivais e companhias. Ele também faz parte da nossa formação como artistas. É como uma faculdade, pois cada espetáculo traz ensinamentos, técnicas e ideias, movimentando toda a cena do teatro de bonecos", acrescenta.
O documentário produzido pela APRTB traz entrevistas com bonequeiros e bonequeiras fundamentais para a história do Festival, como Manoel Kobachuk (in memorian) e a atriz bonequeira Olga Romero. A pesquisa também destacou o trabalho de Magda Modesto (in memorian), curadora e pesquisadora do Rio de Janeiro que articulou a vinda de diversas companhias internacionais que participaram do festival, principalmente entre os anos de 1990 a 2000.
A pesquisa documental foi feita pela arquiteta e urbanista Letícia Nardi, especialista em preservação do patrimônio cultural. Ela concentrou o trabalho no acervo do Centro Cultural Teatro Guaíra que está armazenado no Arquivo Público do Paraná. “O material estava todo sistematizado e a dimensão do material foi uma verdadeira revelação para nós. Identificamos conteúdos de pelo menos 15 edições com muitos materiais e muito bem documentados”, conta Nardi, que assumiu a tarefa de sistematizar os dados sobre o festival para o documentário.
Para a pesquisadora, a análise dos dados evidenciou não apenas o grande volume de materiais documentados, mas também reforçou algo muito especial: no Paraná, o teatro de bonecos é uma verdadeira tradição familiar, em que os saberes desta arte são transmitidos de geração para geração.
Segundo Inecê Gomes, esta é apenas a primeira etapa do trabalho de preservação. "Optamos por concentrar este primeiro momento neste material do Teatro Guaíra. Portanto, ainda existe um rico material a ser pesquisado na continuidade desta pesquisa”, afirma.
Para quem não puder comparecer ao lançamento na Cinemateca nesta terça-feira, o documentário terá também uma estreia digital no canal do YouTube da Associação no dia 20 de novembro, às 19h, onde ficará disponível gratuitamente.
Serviço:
Lançamento do documentário "Festival Espetacular de Teatro de Bonecos"
Data: 18/11, terça-feira
Horário: 15h
Local: Cinemateca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Centro
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Lançamento digital: 20 de novembro, 19h, no YouTube da APRTB










