Mais praticidade: governador inaugura unidade do Poupatempo em Colombo

Localizado no Colombo Park Shopping, na cidade da Região Metropolitana de Curitiba, o espaço oferece mais de 200 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas, facilitando o atendimento ao cidadão. Em todas as unidades em operação, foram realizados mais de 250 mil atendimentos.
Publicação
14/01/2026 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (14) a 11ª unidade do Poupatempo Paraná em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Localizado no Colombo Park Shopping, o espaço oferece mais de 200 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas, facilitando o atendimento ao cidadão. Em todas as unidades em operação, foram realizados mais de 250 mil atendimentos.

“A nossa meta sempre foi deixar a máquina pública mais eficiente, moderna e ágil. O cidadão hoje tem uma vida corrida, então quanto mais o poder público criar mecanismos e ferramentas que facilitem a vida do cidadão, melhor. Por isso estamos implantando o Poupatempo nas principais cidades do Paraná. Colombo é a 11ª a receber esse espaço, e eu tenho certeza que vai ajudar muita gente, desburocratizando e modernizando o atendimento”, comentou o governador.

Ratinho Junior revelou ainda que o Governo trabalha para seguir ampliando a quantidade de opções disponíveis para os cidadãos. “Nós queremos avançar ainda mais: estamos conversando, inclusive, com a Polícia Federal para que, no futuro, até passaporte possa ser feito dentro do Poupatempo”, disse.

O Poupatempo de Colombo funciona das 8h às 17h, no estacionamento do Colombo Park Shopping, na Rua Dorval Ceccon, n.º 664, no bairro Jardim Nossa Sra. de Fátima. O atendimento é feito mediante agendamento prévio realizado pelo site oficial, no aplicativo para sistema Android ou diretamente nos totens disponíveis na unidade.

Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, a iniciativa tem como grande virtude contemplar todos os tipos de público ao mesmo tempo. “Para quem é mais tecnológico, o serviço pode estar na palma da mão. Para quem tem mais dificuldade com tecnologia, especialmente os mais idosos, existe o posto presencial, com atendimento avançado”, exemplificou, anunciando ainda que a unidade é apenas uma das novidades previstas para o município.

“Colombo vai passar a receber investimentos importantes em serviços: além do Poupatempo, um novo hospital, Detran, Corpo de Bombeiros. Isso consolida a cidade como um polo regional de serviços”, finalizou.

O superintendente-geral de Governança de Serviços e Dados, Leandro Moura, destacou que o principal diferencial desse modelo de atendimento no Paraná é o uso da tecnologia a favor de todos. “O Paraná foi o primeiro a ter o Poupatempo 100% digital, onde a jornada do cidadão pode ser atendida do início ao fim pelo meio virtual, salvo os serviços que demandam atendimento  presencial, como de coleta biométrica, de tirar uma foto”, comentou.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, fez questão de frisar a importância desse projeto para os municípios e para seus moradores, garantindo comodidade e agilizando a busca por serviços ou documentos. “É um olhar de preocupação e de cuidado com aquilo que a gente tem de mais precioso, que é o tempo. Representa a atenção e o carinho do poder público com a população do Paraná”, falou. “O cidadão consegue sair daqui com os problemas resolvidos ou muito bem encaminhados”, acrescentou.

POUPATEMPO COLOMBO
Foto: Alessandro Vieira/SESA


SERVIÇOS – Com mais de 250 mil atendimentos em 14 unidades (sendo três delas em período de testes), os serviços mais procurados pelos paranaenses no Poupatempo são a emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substitui o Registro Geral (RG); renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e orientações para cadastro no gov.br.

Dentro do rol de serviços que o público pode buscar atendimento estão os relacionados a veículos e motoristas pelo Detran-PR; segunda via de fatura e religação de energia da Copel; adesão à fatura digital da Sanepar; obter mais informações sobre o Casa Fácil Paraná com a Cohapar; entre outros serviços de pelo menos 20 órgãos públicos, entre estaduais e municipais.

A unidade de Colombo também conta com um módulo do Descomplica Empresas, que oferece orientações sobre como abrir um negócio de forma simples e rápida. Lá é possível encontrar informações sobre enquadramento da atividade comercial, lista de documentos necessários para abertura ou regularização do empreendimento, quais órgãos serão necessários consultar, como se tornar Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME), entre outros serviços.

Segundo o último relatório divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), de janeiro a novembro de 2025 foram abertas 333 mil novas empresas no Estado, 16% a mais que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram 287 mil. Esse resultado é reflexo, em parte, do número de atividades classificadas como de baixo risco, que alcançaram 975, o maior do País.

ATENDIMENTOS O Poupatempo de Colombo abriu a fase de testes no dia 12 de dezembro. Até esta terça-feira (13), aproximadamente 8 mil atendimentos foram realizados pela unidade, com grau de satisfação de 99,5%. Mais da metade desses atendimentos ocorreu nos primeiros dias de 2026 – cerca de 57% do total.

A gerente de atendimento do espaço, Vanessa Moreira, contou que o público tem mostrado satisfação com o conceito de prestação de serviços integrada. “Esse início de trabalho tem sido excelente. Os cidadãos têm nos procurado e o retorno tem sido sempre com elogios”, relatou. “O Poupatempo reúne mais de 200 atendimentos em um só lugar. Então, a pessoa sai daqui não só com o serviço que veio buscar, mas com outros que, antes, ela precisaria resolver se deslocando para outros pontos, às vezes até para outro município”, complementou.

Após o recesso de fim de ano, os atendimentos na primeira semana de janeiro registraram um crescimento médio três vezes superior na comparação com o registrado na semana anterior ao Natal. O maior crescimento percentual foi registrado em Guarapuava, com aumento de quatro vezes entre um período e outro, com total de 218 atendimentos por dia nos primeiros dias de 2026. Em números absolutos, Londrina teve uma média de 2.143 pessoas atendidas por dia, duas vezes mais em relação ao final de 2025.

Os paranaenses que têm dúvidas sobre o Poupatempo Paraná, suas unidades em funcionamento e os serviços prestados pelo programa podem buscar respostas pelo WhatsApp (41) 3040-2060, disponível 24 horas por dia. O contato via aplicativo de mensagens oferece atendimento rápido e seguro, com orientação imediata de acesso a informações de suporte para emissão de documentos, agendamentos, consultas e outros serviços.

EM FUNCIONAMENTO A unidade de Colombo é a 11ª a ser inaugurada oficialmente pelo Governo do Estado e a 5ª na Grande Curitiba. Já estão em funcionamento as unidades de Curitiba (Estação e Boulevard - RMC), Londrina (Norte), Ponta Grossa (Campos Gerais), São José dos Pinhais (RMC), Maringá (Noroeste), Araucária (RMC), Foz do Iguaçu (Oeste), Cascavel (Oeste) e Umuarama (Noroeste).

Também estão em fase de testes os endereços de Guarapuava (Centro-Sul), Campo Mourão (Centro-Oeste) e o terceiro da Capital, no bairro Boa Vista. O início dos atendimentos antes da inauguração oficial é fundamental para validar sistemas, ajustar fluxos de atendimento e garantir que toda a estrutura esteja plenamente preparada para o funcionamento definitivo das unidades.

Para este ano, estão previstas ainda as inaugurações do Poupatempo Paraná nos três endereços já em testes e também em Pinhais (RMC), Toledo (Oeste), Campo Largo (RMC), Paranaguá (Litoral), Arapongas (Norte) e Apucarana (Vale do Ivaí), completando 20 unidades espalhadas pelo Estado. O cronograma é de que todas estejam operando até o fim do primeiro semestre.

PRESENÇAS – Participaram da inauguração os secretários estaduais João Carlos Ortega (Casa Civil), Luizão Goulart (Administração e Previdência) e Beto Preto (Saúde); o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi, o deputado estadual Ney Leprevost; a diretora de operações da Cix Citizen Experience S/A, Julie Campbell; e demais autoridades.

GALERIA DE IMAGENS