O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) promoveu nesta quarta-feira (15) a sessão de disputa da nova obra de duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092) em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
A Ivaí Engenharia de Obras Sociedade Anônima foi a melhor classificada, com proposta de preço negociada de R$ 350 milhões. Agora ela deve encaminhar uma planilha de preços atualizada e documentos de habilitação para análise de comissão de contratação do DER/PR.
Oito empresas participaram da disputa, oferecendo lances cada vez menores para execução da obra. Outros seis participantes foram desclassificados por fazerem uma proposta inicial considerada inexequível, ou seja, um valor baixo demais para realizar a obra.
OBRA – O trecho atendido terá 8,3 quilômetros de extensão, começando onde termina a obra em andamento, no perímetro urbano do município, e seguindo até o Jardim Areias. A pista central será de pavimento rígido de concreto, com duas faixas de tráfego em cada sentido, tendo 3,6 metros de largura cada uma, acostamentos externos de 2,5 metros, e acostamentos internos de 1 metro com uma barreira de concreto entre os sentidos.
As vias marginais serão de sentido único, com pista de rolamento de 8 metros de largura, ciclovia de 2,5 metros e passeio para pedestres com 2 metros. O pavimento será semirrígido, em que é adicionado concreto na base da pista, mas com a camada de revestimento de material asfáltico.
A duplicação da Rodovia dos Minérios neste trecho contempla um total de 13 novos viadutos, divididos em cinco localizações, a maioria deles construídos paralelamente, para atender os dois sentidos de tráfego. No cruzamento entre a rodovia e a linha férrea serão construídos cinco viadutos no total: três deles paralelos e passando por cima da linha de trem; e dois retornos em desnível, antes e depois do cruzamento.
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A obra contempla ainda duas variantes de traçado em locais de curva sinuosa, novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, e dispositivos de contenção como cortinas atirantadas, solo reforçado e muros de arrimo de gravidade.
O edital utiliza a modalidade contratação integrada, que prevê a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, seguida pela execução dos serviços da obra. Serão seis meses para estudos e projetos, e 30 meses para os trabalhos no trecho, que começarão pela implantação das vias marginais.
Confira a maquete digital do anteprojeto da obra: