Polícia Penal renova efetivo e dá continuidade às ações no Verão Maior Paraná

Ao longo da primeira fase, a PPPR atuou de forma estratégica no apoio às ações integradas de segurança, com foco no monitoramento de pessoas sob custódia, no cumprimento de ordens judiciais e na logística penitenciária, especialmente em razão do aumento populacional nas regiões atendidas.
Publicação
22/01/2026 - 11:40

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) encerrou nesta semana a primeira fase de atuação no Verão Maior Paraná, que teve início em 19 de dezembro. A operação entra agora na segunda etapa, com a renovação do efetivo empregado no Litoral do Estado e em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação integra o esforço conjunto das forças de segurança para reforçar a ordem pública e o sistema penitenciário durante a temporada de verão.

Ao longo da primeira fase, a PPPR atuou de forma estratégica no apoio às ações integradas de segurança, com foco no monitoramento de pessoas sob custódia, no cumprimento de ordens judiciais e na logística penitenciária, especialmente em razão do aumento populacional nas regiões atendidas.

“As ações desenvolvidas na primeira fase demonstram o planejamento e a capacidade operacional da Polícia Penal, tanto no cumprimento de medidas judiciais e na monitoração quanto na reorganização das unidades prisionais. A segunda etapa dá sequência a esse trabalho, com a renovação do efetivo e a continuidade das ações integradas, garantindo segurança à população e estabilidade ao sistema penitenciário”, afirma o coordenador da PPPR no Verão Maior Paraná, Marcos De Paula.

Durante o período, foram cumpridos três mandados de prisão, realizadas oito operações integradas, além de 83 fiscalizações de pessoas monitoradas eletronicamente e 26 orientações diretas a monitorados. A Polícia Penal também participou da segurança de 10 grandes shows realizados no Litoral, reforçando a atuação preventiva em eventos de grande público.

No eixo logístico, a PPPR desempenhou papel fundamental na organização do sistema prisional, com a transferência de 152 pessoas privadas de liberdade provenientes de delegacias da Polícia Civil (PCPR) para as Cadeias Públicas do Litoral, além da remoção de 157 custodiados do Litoral para unidades da Região Metropolitana.

Ainda no período preparatório da operação, em dezembro, 110 pessoas foram transferidas do Litoral para o Complexo Penitenciário de Piraquara, contribuindo para a adequação da capacidade das unidades durante a alta temporada.

Com o início da segunda fase do Verão Maior Paraná, a Polícia Penal mantém o reforço operacional, agora com a renovação do efetivo, que conta com 70 policiais atuando de forma direta nas ações de custódia, fiscalização, escolta e apoio integrado às demais forças de segurança.

A operação segue até o fim da temporada de verão, com o objetivo de garantir a segurança da população, dos turistas e a estabilidade do sistema penitenciário nas regiões atendidas.

GALERIA DE IMAGENS