Projeto inédito no Paraná ofertará rotina universitária a alunos da rede estadual

Novo colégio ficará em Guarapuava, no principal campus da Unicentro. Estimativa de investimento é de R$ 20 milhões, com recursos do Governo do Estado. Alunos terão acesso a laboratórios e biblioteca e à rotina do ensino superior, uma vivência que pode oferecer uma vantagem na escolha profissional.
Publicação
04/09/2025 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O município de Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, vai ganhar um colégio de formação integrada. Pioneiro no Paraná, o projeto é do Governo do Estado e envolve as secretarias da Educação (Seed), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O modelo seguirá diretrizes pedagógicas e curriculares alinhadas às políticas estaduais de educação, incluindo atividades no turno complementar ofertadas pela Unicentro. A nova escola vai atender 600 estudantes, sendo metade do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o restante do Ensino Médio, com a perspectiva de implementar cursos técnicos.

A integração entre educação básica e ensino superior é uma tendência em expansão, apontada em muitos países como uma forma para elevar a qualidade do ensino. Na prática, uma vez inseridos no ambiente acadêmico, os alunos passam a ter acesso a laboratórios e bibliotecas, assim como à rotina do ensino superior, uma vivência que pode oferecer uma vantagem na escolha profissional dos estudantes, ajudando a definir vocações e abrindo caminhos para a formação acadêmica desde cedo.

A expectativa de investimento é da ordem de R$ 20 milhões, do Governo do Estado, por meio da Seed. Com articulação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a estrutura do colégio será construída em uma área de aproximadamente 8.500 metros quadrados, em um terreno cedido pela Unicentro, dentro do campus do Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava (Cedeteg). O projeto da nova escola está em fase final de estudos e planejamento, assim como a elaboração do projeto didático-pedagógico.

A iniciativa também vai fortalecer a formação prática dos estudantes universitários dos cursos de licenciatura da Unicentro, que atuarão no colégio por meio de estágios supervisionados. Nesse contexto, essa integração entre a Educação Básica e o Ensino Superior representa um importante canal para a troca de conhecimentos, com impacto na qualidade educacional da região. O projeto também se destaca pelo caráter inovador, com potencial para ser replicado em outros municípios paranaenses.

Para o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, que coordena a implementação do projeto, esta ação simboliza um salto qualitativo na formação das futuras gerações. "Mais do que uma estrutura física, estamos criando um ecossistema de aprendizagem único, onde a teoria da sala de aula dialoga com a prática e a pesquisa da universidade desde cedo”, afirma. “Isso encurta caminhos, amplia horizontes e oferece aos jovens uma perspectiva real de que o ensino superior é um destino alcançável e cheio de possibilidades".

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, também destaca que a iniciativa terá um impacto significativo para a educação do município, principalmente por aproximar a Educação Básica do Ensino Superior. “Essa articulação contribui para a excelência no ensino e para a preparação mais qualificada dos jovens”, afirma o gestor.

GALERIA DE IMAGENS