Colégios estaduais e escolas municipais da área rural de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, retomam as aulas nesta segunda-feira (17), após o tornado que atingiu a cidade há pouco mais de uma semana. Na área rural, são atendidos cerca de 1,1 mil estudantes da rede estadual de ensino, que retornam para fechar o ano letivo de 2025.
Ao todo, Rio Bonito do Iguaçu conta com sete instituições de ensino estaduais, sendo que seis delas são escolas do campo, localizadas em distritos, assentamentos e comunidades rurais. Dessas seis, cinco já haviam retomado as aulas na semana que passou (Joaquim Nasario Ribeiro, Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozak e Sebastião E. da Costa).
O Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos, que passou por serviços de limpeza, retirada de entulho e reparos emergenciais, abre as portas para 128 alunos nesta segunda-feira. A instituição foi uma das principais atingidas pelo tornado de categoria F3 na escala Fujita que atingiu Rio Bonito do Iguaçu na sexta-feira (7).
O único colégio estadual que que ainda não retoma o atendimento é o Ludovica Safraider, o mais atingido pelo tornado. Cerca de 400 alunos são atendidos na estrutura. Eles serão acomodados em salas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul. O Núcleo Regional de Educação trabalha no levantamento do número de estudantes para sistematizar o transporte até o novo local. A expectativa é de que na terça-feira (18) eles já voltem à sala de aula.
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), já garantiu um aporte de R$ 10 milhões para a reconstrução completa do Colégio Estadual Ludovica Safraider. A previsão é de que a escola volte a operar, completamente reestruturada, no início de 2026.
A retomada das aulas será possível após o envio de 14 ônibus escolares de colégios agrícolas da região para atender Rio Bonito do Iguaçu. Parte da frota do município foi destruída, prejudicando o transporte dos estudantes. Os veículos já chegaram e começam a operar também nesta segunda-feira.
“Estamos em um esforço muito grande para que as nossas crianças e jovens sejam o menos impactados possível no campo educacional. Já realocamos os ônibus escolares para que eles possam voltar à sala de aula e fecharem o ano letivo de 2025, sem nenhum tipo de prejuízo pedagógico”, destacou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
MUNICIPAL — Na rede municipal, oito das nove escolas estão localizadas na área rural e também devem retomar as aulas na segunda, graças ao transporte garantido pelos ônibus escolares.
A exceção fica para a instituição na área urbana, a Escola Municipal Rio Bonito do Iguaçu, que terá as aulas remanejadas para o CEEBJA Laranjeiras do Sul. A instituição conta com cerca de 500 alunos de 5 a 12 anos. Em um primeiro momento, os professores serão acolhidos na instituição para que, na terça-feira (18), possam ser retomadas aulas com os estudantes. A pasta municipal também está mapeando a quantidade de alunos que irá retornar para o modelo presencial para definir a logística de transporte.
















